Home Educação 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública: um momento...

19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública: um momento de reflexão para avançar no futuro!

0

Esta semana que vai dos dias 17 a 23 de setembro, estamos em processo de mobilização nas escolas para a realização de nossa 19ª Semana Nacional da Educação. Essa ação é um momento único para que todos nós, trabalhadores/as em educação de todo o país, nos envolvamos com os temas prementes da educação pública brasileira.

Como sempre nos pautamos por uma agenda sindical ampla, não podemos esquecer que a defesa de uma educação pública de qualidade, gratuita, laica e socialmente referenciada não prescinde de todo o contorno que a envolve. A educação não pode ser vista de forma isolada: não teremos a oferta de uma educação pública adequada se não defendermos um ambiente democrático em nossas instituições e em nosso país; não teremos uma educação pública gratuita e de qualidade, se não discutirmos as questões que afetam o seu financiamento; não teremos uma educação pública vinculada às questões sociais de nosso povo, se não nos atentarmos para o nosso atual sistema político, que distorce nossos votos; por fim, não termos uma educação pública para todos, se não nos iluminarmos a partir do exemplo e do pensamento de nosso maior pensador da área, patrono de nossa educação, Paulo Freire.

Por isso que a CNTE, em parceria com todas as nossas entidades filiadas nos Estados e municípios, promove há muitos anos a Semana Nacional de Educação. E nessa 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública, a proposta é mobilizarmos nossas escolas para discutir todas essas questões. Questões importantes e fundamentais porque estamos às vésperas de eleições gerais que nos darão os destinos do país para o próximo período, com nossos pés enterrados em uma situação política e social de absoluta ausência de normalidade democrática.

Esse é um período privilegiado porque discutiremos no nosso “chão de fábrica”, que para os/as educadores/as são as escolas, as propostas de reforma política atualmente em debate; as reformas e políticas educacionais que o governo ilegítimo de Temer quer nos impor; a realização de atos em defesa do legado de Paulo Freire, uma construção internacional rumo às comemorações de seu centenário, no ano de 2021; o debate acerca da Reforma Tributária Solidária, iniciativa que a CNTE aderiu junto ao movimento sindical de auditores e técnicos das Receitas Federal e dos Estados, em parceria com a ANFIP e a FENAFISCO; as discussões referentes à Reforma Agrária e o Desemprego no Brasil, que tanto nos afetam como sociedade, atividade a ser realizada em conjunto com o MST, CONTAG e Centrais Sindicais; e, sobretudo, ações de interação com a comunidade escolar como um todo, em uma ação de conscientização junto a estudantes, pais e mães de alunos/as.

Fiquemos atentos ao calendário de mobilizações e atividades sugeridas nos materiais produzidos e encaminhados a todas as nossas entidades filiadas nos Estados. Entre na página eletrônica da CNTE e de seu sindicato para acessar a programação da 19ª Semana Nacional em Defesa e Promoção da Educação Pública. Acesse os materiais produzidos para balizar os debates e discussões nas escolas. Vamos à luta pela educação que defendemos!


Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.