Home Política Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro! Leia e...

Governadores do Nordeste fecham agenda única para levar a Bolsonaro! Leia e compartilhe…

0
Governador do Piauí, Wellington Dias, coordena reunião Fórum dos Governadores do Nordeste - ArquivoAgência Brasil

 


Por Luiza Damé – Repórter da Agência Brasil  Brasília


Os governadores do Nordeste, incluindo os atuais e os eleitos, se reúnem nesta quarta-feira (21), em Brasília, para ajustar as propostas apresentadas ao presidente eleito, Jair Bolsonaro, na semana passada. A ideia, segundo o governador reeleito do Piauí, Wellington Dias (PT), é debater detalhadamente a pauta e fechar uma agenda única que será levada ao encontro de governadores, no dia 12 de dezembro.

Nessa reunião, Bolsonaro será representado pelo ministro indicado da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. “Somos parte da federação e queremos dialogar e integrar ações com o governo federal”, afirmou Dias, que já está em Brasília preparando a reunião do Fórum de Governadores do Nordeste.

A pauta já vem sendo debatida com o governo do presidente Michel Temer, mas alguns pontos não avançaram. Os temas prioritários são segurança pública e controle das fronteiras, combate ao desemprego, crescimento econômico, retomada de obras, como a ferrovia Transnordestina e a transposição do Rio São Francisco, política de créditos, política industrial focada no Nordeste, política de recursos hídricos e equilíbrio fiscal, incluindo a reforma da Previdência.

Para Dias, é necessário priorizar temas que são importantes para a população, como o crescimento econômico e a geração de empregos. “Como se faz isso? Com a retomada de obras que estão paralisadas ou andando muito devagar. Em cada estado há um conjunto de obras que, sendo retomadas, vão gerar empregos”, disse Dias, acrescentando que a ideia é integrar ações do governo federal, dos estados, dos municípios e da iniciativa privada.

Um dos caminhos apontados pelo governador para aliviar as finanças dos entes federados é o projeto de securitização das dívidas. A proposta, já aprovada no Senado, prevê a possibilidade de venda dos créditos a serem recebidos pela União, pelos estados e pelos municípios. Ainda precisa ser votada na Câmara.

As melhores notícias você encontra aqui.

Leia também…

1-STF | Professores podem receber com correção quase 48% em reajustes não pagos do piso do magistério!

2-Piso do Magistério para 2019 pode ser o menor, mas é possível mudança no percentual

3-Antigo Fundef: Pesqueira tem quase 10 milhões dos professores que foram bloqueados pela justiça

4-Mais de 200 economistas propõem a Bolsonaro fim da estabilidade dos servidores públicos

5-Governador proíbe projeto Escola sem Partido! Quem filmar, ameaçar ou coagir professores será punido! Veja Decreto e compartilhe…

6-Após vetar piso dos professores e dar aumento para si mesmo, STF se desmoraliza em todo o País

7-24 milhões do FUNDEF foram pagos em Belo Jardim-PE

8-Governadores pedem fim da estabilidade do funcionalismo e são rechaçados por Flávio Dino! Leia e compartilhe…

9-Vítima fatal: ônibus da banda Edson Lima e Gatinha Manhosa se envolve em acidente no Piauí

10-Gestores poderão pagar professores com precatórios do extinto Fundef, diz deputado! Leia e compartilhe…

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.