Home Eventos Palestra sobre Fórum das Secas é destaque em Maceió

Palestra sobre Fórum das Secas é destaque em Maceió

0


Marina Lima 


Os alagoanos conheceram mais sobre as ações voltadas para o semiárido com o presidente do Fórum das Secas e da Federação da Agricultura do Estado de Pernambuo (Faepe), Pio Guerra, que ministrou palestra magna de abertura no Seminário Gestão do Risco de Secas no Brasil, nesta segunda-feira (5), no auditório da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Maceió.

Com o tema “O Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas – Um ambiente de conhecimento, estudos e proposições indispensável ao planejamento econômico do Nordeste, Pio Guerra abordou as principais alternativas desenvolvidas para a região, com as mais atuais inovações em tecnologias, sistemas de produção e alimentação do rebanho.

O presidente do Fórum é enfático ao dizer que os dados preliminares do Censo Agropecuário do IBGE são preocupantes. Com estimativas de redução de rebanho em mais de 40%, só em Pernambuco. “As informações e previsões divulgadas por instituições climáticas servem para nos antecipar sobre o que vai acontecer. Mas se não acontecer o desdobramento operacional por parte desses órgãos antes da ocorrência da seca, não terá tido utilidade”, avaliou.

Pio Guerra conclui que “Então, esse é grande prejuízo de não se discutir a seca, da não mobilização da sociedade, da não interação entre os vários setores que o tema engloba e, principalmente, da falta de compromisso e envolvimento de todos na busca por tratativas a médio e longo prazo”.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.