Home Petrolina Petrolina apresenta a primeira edição do FliSertão

Petrolina apresenta a primeira edição do FliSertão

0

Ascom


Lançamento de livros, apresentações musicais, teatro, espaço geek, concurso de cosplays, gincana, atividades multiculturais e esportivas no parque e contação de histórias. Essas são algumas das atividades da 1° edição do Festival de Literatura do Sertão do São Francisco, FliSertão, que acontecerá de 29 de agosto a 2 de setembro.
O Festival foi lançado nesta terça-feira (14), no Parque Josepha Coelho e prestigiado por alunos, professores e escritores. O evento contou com o lançamento do livro, contação de história, show musical, atividades da gincana e ações da oficina de grafitagem. Para Matheus Jorge, autor que lançou a obra ‘Uma Janela para o Coração’, a oportunidade foi muito boa. “Lutamos sempre por um espaço que valorizasse a nossa arte, literatura e o FliSertão é fruto dessa nossa resistência. Estou muito feliz”, pontuou.
A secretária de Educação do Município, Margareth Zapponi e coordenadora do Festival, Willany Reis, apresentaram a programação e as novidades. No Polo do Centro de Convenções, o Festival vai contar com mais de 50 estandes, funcionando das 9h às 21h e com expectativa de público de 20 mil visitantes. Já no Josepha Coelho, a estimativa é de receber mais de 5 mil pessoas.
Promovido pela Prefeitura Municipal de Petrolina e Editoras de Livros (Andelivros), o evento vai reunir autores de diversos universos literários para lançamento de livros, debates com o público e palestras, garantindo uma programação, que atende ao público infantil, jovem e adulto. Todas as atividades são gratuitas.O diretor de feiras da Andelivros, Alventino Lima, destaca a importância de Petrolina fazer parte do Calendário Literário de Pernambuco – Clipe. “O Flisertão tem tudo para figurar entre as principais feiras do estado de Pernambuco. A felicidade que nos toma em poder fazer parte deste evento que acontecerá num lugar de destaque nacional como a cidade de Petrolina muito nos orgulha.  O FliSertão é um festival feito para os estudantes, professores e moradores da cidade e
das cidades vizinhas”, destaca Alventino Lima.
O caráter educacional e de formação de novos leitores do Flisertão foi salientado pela Secretária de Educação de Petrolina, Margareth Zaponi. “É uma oportunidade que a gestão do prefeito Miguel Coelho está proporcionando a Petrolina. Vamos trabalhar para tornar nossa cidade, de fato, leitora”, pontuou.
HOMENAGEM
 
Com o tema “Petrolina: cidade alfabetizadora”, o festival homenageará o escritor Antônio Padilha (in memorian). O escritor é autor do marcante livro ‘Pedro e Lina’, um romance sobre o surgimento da cidade. A feira literária contará, ainda,  com um concurso literário para crianças e jovens com objetivo de incentivar a produção literária que levará o nome do homenageado.
PROGRAMAÇÃO
 
A programação do FliSertão terá início na manhã da quarta-feira (29/08), a partir das 9h, quando o Centro de Convenções já receberá alunos das escolas de Petrolina e o público em geral. A solenidade oficial de abertura, no entanto, só acontecerá à noite, às 19h, quando serão prestadas homenagens ao escritor petrolinense Antônio Padilha.
A noite seguirá animada pelo melhor da poesia matuta: Jessier Quirino subirá ao palco para apresentar seus “causos” com humor no recital “Juntando os Cacarecos”, tendo como principal mote o Sertão, através das histórias e poemas de noivos sertanejos, que juntam os seus cacarecos para se casar.
O segundo dia do Festival contará com a palestra poética de Chico Pedrosa e o show de Maciel Melo, filho da terra de destaque nacional.
Dias 30 e 31, paralelamente à feira, acontecerá o Polo Parque no qual serão oferecidas atividades de recreação, esportivas e culturais para as crianças e adolescentes.
Outra atração especial da quinta-feira no palco principal da feira (30), o educador e psicólogo Marcus Jullierme com a palestra “O mundo do Pequeno Príncipe com um olhar para o novo” onde abordará assuntos referentes à coleção de livros de sua autoria adquiridos pelo município para serem trabalhados em 2019.
Dia 31, às 19h, contará com a presença da especialista em educação sexual e comunicadora social do Programa Altas Horas, Laura Müller
Nos dias 1° e 2 de setembro acontecerá a Oficina de Escrita Criativa com o renomado jornalista e escritor Raimundo Carrero, assim como o lançamento do seu último livro “Tetralogia”. Na noite do dia 1° acontecerá o show musical de Santanna, o cantador
O domingo promete ser um grande dia para os vestibulandos. Para eles, o festival reservou, às 10h, um bate-papo com o experiente professor de biologia Fernando Beltrão. Comandando há décadas o mais famoso cursinho de biologia do Recife, Fernandinho, como é carinhosamente chamado pelos alunos,  autografará o livro Eu, um vencedor, que reúne 99 textos da cultura popular, interpretados, comentados e adaptados para a realidade dos estudantes, vestibulandos e concurseiros.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.