Home Política Radar Político (21) – Mendonça Filho deve ser eleito senador

Radar Político (21) – Mendonça Filho deve ser eleito senador

0

 


Escrito por Wellington Ribeiro


 

Nome a ser anunciado como candidato ao Senado pelo grupo oposicionista “Pernambuco Quer Mudar”, o deputado federal Mendonça Filho (DEM) tem tudo para conquistar uma das duas vagas que estarão disponíveis este ano para o Salão Azul.

Detentor de um amplo currículo político, incluindo a exitosa passagem pelo Ministério da Educação, local onde ganhou projeção nacional graças à competência com que coordenou a pasta, Mendonça Filho apresenta um favoritismo que deve surpreende os adversários. Dois pontos favorecem o democrata nesta disputa em relação aos seus prováveis oponentes.

A primeira delas é que Mendonça deverá ser o segundo voto da maioria dos prefeitos de Pernambuco, incluindo aqueles pertencentes a partidos governistas tudo isso devido a sua atuação a frente do MEC em relação aos municípios do estado. Há cidades inclusive em que Mendonça já conta não apenas com o apoio do prefeito, mas também das lideranças de oposição. A segunda é oriunda da própria Frente Popular, já que o democrata deve também ser o segundo voto daqueles que optarem por votar em Jarbas Vasconcelos para o Senado.

Com a possibilidade de união entre o PSB e PT, o que resultará na inclusão de Humberto Costa como um dos candidatos ao Senado na Frente Popular é pouco provável que o senador petista receba o segundo voto dos eleitores de Jarbas, já que o perfil de ambos é antagônico.

Com uma ampla bagagem de serviços prestados a Pernambuco, apoio de prefeitos e lideranças em todos os municípios do estado e com a vantagem em algumas equações políticas, não será surpresa alguma Mendonça Filho sair das urnas como o candidato a senador mais votado nas eleições deste ano e ainda ajudar o seu companheiro de chapa a ficar na segunda colocação.

Fazendo as contas – Uma pessoa bastante ligada a Marília Arraes acredita que a ala que defende uma candidatura própria dentro do PT deve obter o apoio de 60% dos 300 delegados que decidirão o rumo do partido no próximo dia 10 de junho, no Encontro estadual da sigla. Por sua vez, o senador Humberto Costa, ligado a CNB, corrente majoritária dentro da sigla, calcula que tem chance de levar a maioria dos delegados a decidirem pela união com o PSB.

Pra servir de escada 1 – É grande o otimismo por parte dos deputados estaduais do PSB quanto à possibilidade de aliança com o PT. Para muitos parlamentares socialistas esta seria a tábua de salvação para a renovação de seus mandatos, já que também esperam uma coligação proporcional com o Partido dos Trabalhadores.

Pra servir de escada 2 – Com exceção do deputado Odacir Amorim e do pré-candidato Doriel Barros que possuem potencial para ultrapassar a barreira dos 45 mil votos, os demais candidatos do PT serviriam de calda em uma coligação com o PSB para deputado estadual.

Ribeirão – Após pegar uma verdadeira herança maldita do ex-prefeito Romeu Jacobina, o prefeito de Ribeirão, Marcello Maranhão (PSB), tem conseguido restabelecer a saúde financeira do município e imprimir um ritmo de trabalho muito bom em sua gestão. Hoje Maranhão recebe o governador Paulo Câmara no município para inaugurar uma Academia Pernambuco, assinar a Ordem de Serviço do campo de futebol e construção de quadra poliesportiva, inaugurar a requalificação do Parque Esportivo da Vila Cohab.

Homenagens – Uma das apostas do PPS para a Câmara Federal, o empresário André Carvalho, está sendo homenageado por familiares e amigos em outdoors espalhados pelos municípios da Região Metropolitana do Recife. Com grande inserção no seguimento evangélico graças a sua atuação a frente da Rádio Maranata FM, emissora líder de audiência neste público, André tem amplas chances de recuperar a cadeira que tempos atrás foi ocupada pelo seu pai, o ex-deputado federal Salatiel Carvalho.

Esticando as pernas – Em ritmo de pré-campanha o deputado estadual José Humberto (PTB) tem mantido uma intensa agenda de visitas às bases. No final de semana o parlamentar se reuniu com o ex-prefeito Dr. Miranda (Glória do Goitá) e participou de eventos ao lado da ex-prefeita Rosineide Barbosa (Casinhas) e do prefeito Xistos Freitas (Aliança).

Na dúvida – Filiada ao PRP, Edlene Gomes, primeira dama de Escada, anda dando sinais de que deve entrar na disputa por uma cadeira na ALEPE. No município quem também avalia candidatura é a ex-deputada Mary Gouveia que está filiada ao PSC de André Ferreira. Já o ex-vereador Cara Veia (PROS) e o comunicador Dr. Gatão (AVANTE) estão a todo vapor colocando o bloco na rua. Ambos são pré-candidatos a deputado estadual.

Pesquisa – Está prevista para amanhã (22) a divulgação de mais uma pesquisa de opinião sobre a corrida presidencial. Ao custo de R$ 183 mil o instituto Ipsos apresenta o resultado de mais um levantamento. Além dos nomes tradicionais como Bolsonaro, Geraldo Alckmin, Ciro Gomes, Boulos e Lula, a pesquisa também incluiu na relação nomes como os dos ministros Gilmar Mendes e Carmem Lúcia, além do juiz Sérgio Moro. Estes três últimos sequer possuem filiação partidária, por esta razão estariam impedidos de disputar, no entanto a intenção é sondar como anda o sentimento do eleitorado quanto aos perfis que cada um deles apresenta.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.