Home Educação Resultados da Avaliação da Educação Básica de Pernambuco são divulgados em encontro...

Resultados da Avaliação da Educação Básica de Pernambuco são divulgados em encontro de gestores

0

Assessoria


Petrolina participou do evento

 

Equipes gestoras e técnicas pedagógicas de todo o estado de Pernambuco estiveram reunidas, nesta semana, em Recife, para participar da formação de apropriação e disseminação dos resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de Pernambuco (SAEPE 2017). A técnica pedagógica em avaliação, Marcleide Sá Miranda, participou do evento, representando Petrolina.

O encontro, promovido pela Secretaria de Educação do Estado, teve o objetivo de fazer com que os dados produzidos pelo instrumento avaliativo ajudem os gestores a planejar práticas pedagógicas, além de melhorar a qualidade do ensino. “Foi um momento que refletimos os resultados dos trabalhos desenvolvidos para que possamos avaliar as ações pedagógicas e educacionais que estamos desenvolvendo em nossa Rede”, pontuou Marcleide.

A ideia do SAEPE é produzir informações sobre o grau de domínio dos estudantes nas habilidades e competências consideradas essenciais, além de ser uma ferramenta de monitoramento para a gestão escolar. A avaliação do SAEPE é feita com estudantes da rede pública estadual e municipal, dos 2ºs, 5ºs e 9ºs anos do ensino fundamental e 3ºs anos do ensino médio, nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

Em 2017, cerca de 360 mil estudantes entre 8.675 escolas participaram da avaliação. Os resultados da avaliação, compondo em conjunto com as taxas de aprovação verificadas pelo Censo Escolar, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica de Pernambuco – IDEPE.

 Os técnicos receberam a senha do sistema para acessar os dados por escola e na próxima semana, em reunião na Gerência Regional de Educação (GRE), serão divulgados os números por município.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.