Home Brasil Twitter muda algoritmo para deixar rede social ‘mais saudável’ para usuários

Twitter muda algoritmo para deixar rede social ‘mais saudável’ para usuários

0
O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceu em março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de economia criativa do mundo. Nesse período, o uso da rede social aumentou de 20 mil mensagens por dia para 60 mil tuítes por dia. A rede social ainda levou o prêmio da SXSW na categoria blog.

Estadão/Mariana Lima


 

O Twitter está buscando novas formas de manter a rede social mais “saudável” para seus usuários. A empresa anunciou nesta terça-feira, 15, que começou a usar novos algoritmos para detectar perfis que, apesar de não violarem as regras e diretrizes da plataforma, interferem no bem estar dos outros usuários. A partir de agora, perfis com características suspeitas — como ter múltiplas contas do Twitter, não ter confirmado o endereço de e-mail e ter mencionado muitas pessoas que não o seguem — aparecerão menos nas buscas da rede social.

Com a novidade, o Twitter quer evitar, por exemplo, que um usuário pesquise na rede social publicações sobre determinado jogo de futebol da Copa do Mundo, mas se depare com um tuíte sobre a venda de um brinquedo. Isso acontece atualmente porque usuários usam palavras-chave ou hashtags sobre o assunto mais comentado do momento, mesmo quando sua publicação não tem relação com assunto. Assim, o tuíte fora do padrão dribla o algoritmo da empresa e aparece entre os resultados das principais pesquisas, mesmo que destoando das outras publicações.

“É importante dizer que nós não estamos olhando para o conteúdo nem estamos removendo nada do Twitter. Nós só estamos fazendo uma expansão do que estávamos fazendo antes: criar ferramentas para decidir como os tuítes devem ser organizados e apresentados”, disse Del Harvey, vice-presidente de confiança e segurança da empresa, em entrevista por telefone ao Estado. Até então, os algoritmos da empresa identificavam apenas usuários que desrespeitavam as regras da plataforma como prática de bullying e notícias falsas.

Abuso. Para entender os desvios, a equipe do Twitter avaliou casos de abusos reportados à empresa e descobriu que a maioria das reclamações estavam relacionados a contas específicas e com características semelhantes, que representam menos de 1% dos perfis da rede social.

“Nossas pesquisas mostram que, quando a nova abordagem é aplicada, as denúncias de mau uso da busca caem 4%. Quando analisamos as reclamações de mau uso das conversas, os registros caem 8%”, disse a executiva.

David Gasca, diretor de produto para saúde do Twitter, explica que a empresa se baseia em três principais diretrizes na hora de identificar se um perfil tem ou não uma relação saudável na plataforma.

A primeira delas é se o usuário está cumprindo as regras estabelecidas pela rede social. Nesse caso, se um usuário viola as políticas, o perfil é removido do Twitter. Já a segunda opção é baseada nas denúncias dos usuários, quando estes acreditam que não tiveram uma boa experiência com outros perfis.

“Nossa rede social é global e, por isso, é difícil avaliar porque os usuários são muito diferentes entre si e é claro que é possível ter divergências por conta disso”, disse Gasca. “O que fazemos é usar diferentes ferramentas para que nossos usuários consigam complementar e customizar sua própria experiência.”

Esse, no entanto, não deve ser o único esforço do Twitter para que os usuários continuem se sentindo bem na rede social. Uma plataforma livre de trolls e robôs é uma das metas da companhia. “Continuamos trabalhando em outras iniciativas de segurança e temos certeza que nós estamos melhorando a aplicação de nossas regras”, conclui Harvey.

Em 21 de março de 2006, o atual presidente-executivo do Twitter, Jack Dorsey, publicou a primeira mensagem por meio do serviço. O Twitter foi criado por Dorsey, em conjunto com os desenvolvedores Evan Williams, Biz Stone e Noah Glass.
O ponto de inflexão para a popularidade do Twitter aconteceu em março de 2007, durante South by Southwest (SXSW), um dos principais festivais de economia criativa do mundo. Nesse período, o uso da rede social aumentou de 20 mil mensagens por dia para 60 mil tuítes por dia. A rede social ainda levou o prêmio da SXSW na categoria blog.
Em agosto de 2007, o marcador (#), conhecido como hashtag, estreou na rede social. A ideia foi proposta pelo usuário Chris Messina, que sugeriu o uso do símbolo para agregar mensagens em torno de um único tema.
Ao longo de 2010, o Twitter lançou uma série de recursos para monetizar a plataforma. Eles permitem aos anunciantes promover um tuíte, um assunto ou uma conta, que podem ser acessados por qualquer usuário.
Emojis de vassoura, saleiro e cupcake podem integrar a lista de emojis.
A rede social lançou em março de 2015 o aplicativo Periscope, que permite a transmissão de vídeos ao vivo através de dispostivos móveis. Junto com o Vine, o Periscope se tornou uma das principais apostas para alavancar a audiência do Twitter.
A rede social não é tão intuitiva para novos usuários, o que tem impedido seu crescimento. Para atrair uma nova audiência, em outubro de 2015, o Twitter anunciou o recurso Momentos, que possibilita que qualquer pessoa acompanhe os conteúdos mais relevantes do momento, sem ter que seguir outros usuários.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.