Home Pernambuco Última postagem do site MPF de Pernambuco do dia (14): Arquidiocese de...

Última postagem do site MPF de Pernambuco do dia (14): Arquidiocese de Olinda e Recife apoia campanha do Ministério Público Eleitoral em Pernambuco

0


http://www.prepe.mpf.mp.br/menu/noticias/14-09-2018-arquidiocese-de-olinda-e-recife-apoia-campanha-do-ministerio-publico-eleitoral-em-pernambuco14/09/2018 ás 19h55min.

As duas instituições entendem que o voto independente e criterioso é fundamental para a democracia

O estímulo ao voto consciente é uma preocupação compartilhada entre o Ministério Público Eleitoral em Pernambuco e a Arquidiocese de Olinda e Recife. Este ano, as duas instituições lançaram campanhas com o objetivo de orientar os eleitores a fazer uma escolha crítica e independente. O apoio mútuo às iniciativas, deflagradas em agosto, foi discutido no encontro entre o arcebispo dom Fernando Saburido e o procurador regional eleitoral, Francisco Machado, realizado na manhã desta sexta-feira (14) no prédio da Cúria Metropolitana (Palácio dos Manguinhos), no Recife.

Contando com a participação dos cidadãos para que a disputa eleitoral seja limpa, igualitária e democrática, o MP Eleitoral lançou a campanha “Pelejando por uma eleição mais justa”. Baseada em elementos da literatura de cordel, com linguagem simples e vocabulário regional, ela aborda cinco temas: compra de voto, uso irregular da fé para cooptação de eleitores, segurança da urna eletrônica, notícias falsas (“fake news”) e escolha crítica dos candidatos. A ação conta com cartazes, spots de rádio e imagens para redes sociais e aplicativos de mensagens, disponíveis no site da instituição (http://www.prepe.mpf.mp.br/repositorios/paginas/campanha-pelejando).

Com a campanha “Voto Consciente”, a Arquidiocese de Olinda e Recife vem divulgando em seu site (https://www.arquidioceseolindarecife.org/category/videos/), nas redes sociais e em seu canal do YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCzOhNmrWeBQJZV2cyw05fXg) uma série de vídeos gravados pelo arcebispo, promovendo nos eleitores o sentimento de respeito pela democracia e pelo ato de votar. Respondendo a perguntas feitas por eleitores, dom Saburido fala sobre temas como ética e moral dos candidatos, participação na política, votos nulos e brancos e outros pontos importantes para a eleição de representantes corretos e responsáveis.

O encontro entre o arcebispo e o procurador regional eleitoral foi articulado pelos promotores de Justiça Marco Aurélio Farias da Silva e Maviael de Souza Silva, do Ministério Público de Pernambuco – que também estiveram presentes na reunião – e o procurador regional da República Fábio George Cruz da Nóbrega, do Ministério Público Federal, atual coordenador do Fórum Pernambucano de Combate à Corrupção.

Assessoria de Comunicação Social
Procuradoria Regional Eleitoral em Pernambuco
(81) 2121.9823 / 2121.9824
[email protected]

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.