Pernambuco Política

À mesa com Jarbas, Paulo já marca agendas conjuntas

Era por volta das 8h30 de ontem quando o deputado federal Jarbas Vasconcelos foi recebido pelo governador Paulo Câmara em seu gabinete no Palácio das Princesas. A conversa estendeu-se por quase uma hora. O socialista foi claro ao tratar da sua reeleição e da pré-candidatura do emedebista ao Senado. Os dois começam a caminhar juntos, na condição de integrantes da mesma chapa, a partir de julho. As agendas conjuntas devem começar pela Região Metropolitana. Jarbas realçou a importância de visitas a mercados públicos. Os dois falaram ainda em mapear cidades que são polos regionais, como Nazaré da Mata, Timbaúba, Escada, Palmares, Gravatá, Caruaru, Garanhuns e Arcoverde para começarem a percorrer. O encontro deu-se após o governador amarrar os novos espaços do PP, que passa a ser contemplado com a pasta de Desenvolvimento Econômico e, consequentemente, com o comando de Suape, como a coluna registrou, em primeira mão, no último sábado. Palacianos, no entanto, cuidaram de grifar, ao longo do dia de ontem, que a reunião de Paulo com o ex-governador já estava marcada desde a semana passada, tratando de desvinculá-la do fato de o PP ter sido agraciado com espaços, até então, geridos pelo MDB. A candidatura de Jarbas à Casa Alta vem sendo tratada como algo que já estava no script, o que, ontem, levou governistas a descartarem que o lugar dele assegurado na chapa majoritária funcione como moeda de troca em função de o MDB ter perdido Desenvolvimento Econômico. Haverá compensação de espaços na gestão para o MDB e ela passa pela devolução da pasta de Habitação à sigla. Jarbas e Paulo começam a se movimentar, enquanto aguardam a definição do PT sobre a possibilidade de estar na chapa da Frente Popular, caso as legendas concretizem uma aliança.

Antônio Mário Pinto assume Desenvolvimento
O Complexo de Suape, que passa a ser comandado por Carlos Vilar como registramos com exclusividade no sábado, é subordinado à pasta de Desenvolvimento Econômico, a qual terá como titular o advogado Antônio Mário Pinto, indicado pelo PP.

Anúncio às 16h >– Está previsto para ocorrer às 16h de hoje o anúncio das movimentações na gestão Paulo Câmara que contemplam o PP.

Porto do Recife > No bojo das mudanças, Gino Albanez assume o comando do Porto do Recife. Ele foi prefeito de São Lourenço da Mata e é ligado a Vinícius Labanca, que trocou o PSB pelo PP.

Quatro para MDB > Até ontem, a expectativa, no Palácio das Princesas, era de que o MDB, do vice-governador Raul Henry, fique com uma cota de quatro secretarias na administração.

Habitação >
 Quem deve assumir Habitação é o emedebista Bruno Lisboa. A pasta esteve sob o comando de Kaio Maniçoba, que, no entanto, trocou o MDB pelo Solidariedade, deixando um interino à frente.

Chances > O MDB comanda ainda a Secretaria de Micro e Pequenas Empresas, Trabalho e Qualificação. Após a desincompatibilização de seus auxiliares, Paulo Câmara manteve interinos em algumas pastas, caso de Administração e Turismo.

Ciro em PE > 
Como a coluna cantou a pedra no sábado, Ciro Gomes telefonou para Paulo Câmara, visando a agendar uma conversa. A mesma pode ocorrer na próxima semana.

Leia também: