Início Cultura Artista lança livro que discute a relação entre máscara, literatura e teatro

Artista lança livro que discute a relação entre máscara, literatura e teatro

230
0

 

Atriz e co-fundadora da Cia Biruta de Teatro, Cristiane Crispim lança no próximo sábado (13/06), às 17h, o livro Mitos, Ritos e Tipos no Processo de Criação em Máscara. A obra, que será lançada virtualmente pelo perfil @ciabiruta, apresenta uma discussão sobre o processo criativo de máscaras, trazendo reflexões históricas, teóricas e práticas acerca desse artefato e do seu uso ao longo da história das civilizações.

Em seu livro, mais do que um relato histórico, Cristiane Crispim conta o processo criativo da Cia Biruta no desenvolvimento de máscaras para uma possível adaptação da obra “A Hora da Estrela”, de Clarice Lispector. “O livro traz o estudo feito para produção de máscaras para uma montagem da Cia Biruta do romance da grande Clarice. A montagem foi interrompida, mas segui com a pesquisa plástica, e o livro apresenta a minha busca por estabelecer um diálogo intersemiótico que dá sentindo as minhas trajetórias de formação em Letras e em Artes Visuais e no meu trabalho com o Teatro, trazendo conceitos, recursos estéticos e procedimentos criativos que se entrecruzam”, conta a artista.

live de lançamento do livro ainda contará com a participação do professor e pesquisador do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade do Estado da Bahia – Uneb, em Senhor do Bonfim, Reginaldo Carvalho. “A ideia do encontro é, além de apresentar o livro, falarmos da importância da produção de conhecimento local na área de teatro e das artes como um todo, sem perder de vista a discussão sobre a difusão desse conhecimento,  que parte de locais de fala e seguem contra uma lógica centralizadora que invisibiliza nossos saberes de grupo, de periferia, de interior e de semiárido nordestino”, revela Cristiante Crispim, antecipando um pouquinho do bate-papo que acontecerá com Reginaldo Cavalho, que também é diretor teatral e líder do GruPANO.

A obra foi publicada pela Editora CRV e para garantir um exemplar basta fazer o seu pedido através do perfil @ciabiruta, no Instagram.  O livro custa R$ 30.

Sobre a autora

Cristiane Crispim Bezerra é licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, especializada em Dança Educacional e Artes Cênicas pela Censupeg e mestranda em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos pelo PPGESA/UNEB. Professora do ensino médio regular e profissional da rede pública do Estado da Bahia, a autora ainda é atriz e co-fundadora da Cia Biruta de Teatro, grupo em que desenvolve pesquisas, montagem e produção de espetáculos, além de ações de formação artística.

Siga a Cia Biruta de Teatro nas redes sociais

Instagram: <https://www.instagram.com/ciabiruta/>

Facebook: <https://www.facebook.com/ciabirutadeteatro/?epa=SEARCH_BOX>

 

Eneida Trindade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui