Ouricuri

Cisape recebe SEBRAE para discutir ações de incentivo aos pequenos produtores do Araripe

Compartilhe:

 

O Consorcio Intermunicipal do Sertão Araripe Pernambucano (CISAPE), realizou na tarde de quinta-feira 25/04, mais uma reunião ordinária para discutir assuntos dos municípios e buscar importantes parcerias que venham beneficiar a população.

Entre as pautas da reunião, o consorcio recebeu representantes do SEBRAE unidade sertão do Araripe para discutir ações de implementação do serviço de inspeção municipal (S.I.M), o que facilitará  para os pequenos produtores e agricultores da região a comercialização de seus produtos para diversos órgãos. O serviço abre portas para os produtores buscarem a certificação da ADAGRO, os habilitando a venderem sua produção também em outros estados, fomentando assim a economia do Araripe.

 O assunto gerou um grande debate entre os prefeitos, que demostraram  interesse na parceria com o SEBRAE, pois o serviço visa inspecionar carnes, leite e derivados, entre outros produtos da agricultura familiar, trazendo segurança alimentar para os consumidores e a abertura de um novo mercado para os pequenos produtores dos municípios consorciados. A ação via consórcio é bastante praticada em outras regiões do Brasil, mas no nordeste ainda não funciona, as vantagens é o baixo custo operacional e o compartilhamento entre os municípios das estruturas necessárias para o funcionamento do serviço.

O presidente do Cisape, Cleomatson Vasconcelos comentou a visita do SEBRAE “o Cisape está sempre de portas abertas as parcerias que venham somar aos municípios do consórcio, é aqui nessas reuniões que os prefeitos discutem muitas medidas e ações a serem implantadas em seus referidos municípios” Disse o prefeito de Santa Filomena.

 

Por Francisco Monteiro

Leia também: