Início Brasil Codevasf inicia entrega de lotes familiares do projeto Pontal, em Pernambuco

Codevasf inicia entrega de lotes familiares do projeto Pontal, em Pernambuco

112
0

Agricultores de Pernambuco vão receber as primeiras unidades parcelares familiares do Projeto Público de Irrigação Pontal, um dos maiores empreendimentos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em implantação no município de Petrolina (PE). Com uma área irrigada de 7,7 mil hectares e perspectiva de geração de mais de 22 mil empregos diretos e indiretos, a ocupação dos lotes deve impulsionar o desenvolvimento da região por meio da expansão da agricultura irrigada.

O Governo Federal, por meio da Codevasf, investiu cerca de R$ 380 milhões para expandir a agricultura irrigada em Pernambuco. O resultadofinaldesse investimento será a geração de 7,6 mil empregos diretos e mais de 15 mil empregos indiretos. Com isso vamos contribuir para a transformação social e econômica dessa região semiárida, como fizemos no Projeto Senador Nilo Coelho”, destacou o presidente da Codevasf, Marcelo Moreira.

Nessa etapa, a partir da próxima semana, 77 agricultores vão receber os lotes irrigáveis, localizados nos setores 15, 16 e 17, na área Sul do Projeto Pontal. Cada lote familiar possui 6 hectares, somando 462 hectares irrigáveis que entrarão em operação. Com a entrega desses lotes, o empreendimento permitirá a geração imediata de 1.390 empregos diretos e indiretos.

Para ocupar os lotes, os agricultores selecionados devem planejar a preparação das áreas com a execução de atividades preliminares, tais como supressão vegetal, instalação de cerca e demais instalações.

Já estou com o contrato e a licença ambiental em mãos. No sábado (18), visitei o lote para planejar a supressão vegetal. Também estou fazendo o projeto da cultura que vou implantar. E hoje, 22 de abril de 2020, aniversário de um ano de minha segunda filha posso dizer: sonho realizado”, comemorou José Cavalcanti Ramos Júnior, um dos agricultores que venceram o processo licitatório executado pela Codevasf para ter acesso a uma das unidades parcelares familiares do Projeto Pontal. Ele é filho de agricultores de Petrolina, saiu da cidade para estudar engenharia agronômica e agora vai trabalhar com a fruticultura irrigada.

No total, a área Sul do Projeto Pontal, possui 299 lotes agrícolas familiares e 37 lotes empresariais. “O projeto Pontal é um sonho do sertanejo do Vale do São Francisco há cerca de 30 anos. No início de 2018, iniciamos o processo de licitação. Foram cerca de 6 mil inscritos. Hoje, esse sonho começa a ser realizado com o início da ocupação pelos primeiros 77 irrigantes dos 299 lotes de agricultores que foram vitoriosos nesse processo licitatório. Essa é mais uma área de crescimento para a região são franciscana”, afirmou o superintendente regional da Codevasf em Pernambuco, Aurivalter Cordeiro.

Sobre o empreendimento

O Projeto Público de Irrigação Pontal é um empreendimento da Codevasf voltado ao aproveitamento de manchas de solos aptos à agricultura irrigada, no município de Petrolina, no extremo sudoeste de Pernambuco. Tendo como fonte hídrica o Rio São Francisco, o projeto abrange duas grandes áreas contíguas, denominadas, respectivamente, Norte e Sul, separadas fisicamente pelo riacho Pontal, afluente do rio São Francisco pela margem esquerda.

Foto: divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui