Início Notícias Comunicadores da Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE) recebem...

Comunicadores da Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE) recebem formação sobre abordagem jornalística no combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

0

A formação online foi realizada pela Votorantim Energia com o apoio do Instituto Liberta

Em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio, a Votorantim Energia promoveu, na última quarta-feira (12), uma formação complementar voltada à humanização da cobertura e reportagem jornalística sobre o tema. O curso, ministrado pelo Instituto Liberta, foi destinado a comunicadores da região de Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE), onde a empresa atua, e ocorreu de forma on-line, devido ao protocolo de segurança contra a proliferação da Covid-19.

A data (18 de maio) prevista na Lei 9.970/2000, sancionada há 21 anos, foi escolhida em homenagem à menina Araceli Crespo, de 8 anos de idade, que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo. Hoje, Araceli é símbolo da luta diária contra este tipo de crime.

A formação teve como intuito fortalecer a cobertura local realizada pelos comunicadores da Região de Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE), e foi ministrado pelo Instituto Liberta, fundação que vem auxiliando no combate à exploração sexual de crianças e adolescentes no Brasil, desde 2016.

Com uma hora e meia de duração, a formação trouxe como emblema a sensibilidade e cuidados na hora de cobrir e produzir reportagens referente ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Com a sanção da Lei 9.970/2000, os veículos de comunicação abriram mais espaço para debater o assunto, e a imprensa ganhou mais um papel, o de multiplicador de notícias e ações, capazes de auxiliar e incentivar a proteção de crianças e jovens.  O encontro online também reforçou esse papel e buscou fortalecer o incentivo da denúncia através do Disque 100.

Ao término da formação, todos os comunicadores presentes receberam o certificado on-line de participação e pacto de responsabilidade com a causa emitidos pela Votorantim Energia. “Fazemos parte da comunidade e buscamos sempre trazer um olhar mais aprofundado e sensível para temas que são essenciais para criar uma sociedade mais justa e um futuro melhor, principalmente para as nossas crianças”, diz Henrique Barbosa, gerente dos Parques Eólicos da Votorantim Energia.

Programa Votorantim pela Infância e Adolescência

A Votorantim Energia mantém na região de Serra do Inácio (PI) e Serra do Araripe (PE), o Programa Votorantim pela Infância e Adolescência (VIA), que atua nas cidades de Curral Novo do Piauí (PI) e Santa Filomena (PE). Neste ano, os municípios de Araripina (PE) e o distrito de Nascente também foram incluídos no programa. A iniciativa busca contribuir para a segurança de crianças e adolescentes, além de fortalecer as políticas e programas de prevenção e atendimento da Rede de Proteção Social (RPS), no intuito de mitigar o risco de violência contra criança e adolescente em contexto de obras.

Mesmo durante a pandemia, o VIA vem impactando a vida de muitos jovens. Em 2020 lançou, através das plataformas digitais, a campanha de conscientização “Família é Proteção! Violência Não!”, atingindo quase 8 mil pessoas de forma positiva por meio de cards online, vídeos e áudios em redes sociais. Para este ano, o programa irá fortalecer o projeto “Príncipes com Capas e Princesas com Asas”, que deve beneficiar cerca de 183 crianças e 139 adolescentes, com idades entre 6 e 18 anos, em situação de vulnerabilidade.

Sobre a Votorantim Energia

Nós produzimos energia, hoje, pensando nas soluções para os desafios do amanhã. Energia sempre fez parte da história da Votorantim. Em 2000, passamos a oferecer nosso olhar de especialista aos clientes do Mercado Livre, atuando na comercialização e gestão do consumo. Geramos energia limpa por meio de 23 usinas hidrelétricas, 21 parques eólicos, e 9 consórcios, totalizando 2,6 GW de potência instalada. Construímos nossa história como um desenvolvedor responsável, investindo em negócios sustentáveis e mudando a realidade das comunidades ao nosso redor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui