Concursos Notícias Petrolina

Concurso da Guarda Civil de Petrolina conta com mais de 13 mil candidatos inscritos

Compartilhe:

As provas estão marcadas para o dia 05 de maio

Compartilhe:

Concorrência é de cerca de 167 candidatos para uma vaga; Provas estão marcadas para o próximo dia 05 de maio.

Os participantes do concurso da Guarda Civil de Petrolina vão ter um páreo duro na disputa de uma das 80 vagas disponíveis no certame. Após o período de inscrições, 13.369 confirmaram presença no processo seletivo. Destes, 12.222 candidatos pagaram R$ 125 pela taxa de inscrição enquanto que 1.147 candidatos tiveram seus pedidos de isenção da taxa aceitos pelo Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB), responsável oferecer serviço técnico-especializado na coordenação, organização, planejamento e execução no processo seletivo.

As provas estão marcadas para o dia 05 de maio e os candidatos precisam seguir acompanhando as publicações sobre o concurso no site do IDIB, www.idib.org.br, ou no site da Prefeitura de Petrolina, www.petrolina.pe.gov.br, uma vez que a lista com os locais de prova ainda será divulgada. A seleção será realizada em duas etapas. A primeira terá cinco fases: prova objetiva, teste de aptidão física, avaliação psicológica, apresentação de exames médicos e investigação social. Todas de caráter eliminatório. A segunda fase, também eliminatória e classificatória, será composta por duas etapas: fase teórica do Curso de Formação Profissional e fase prática do Curso de Formação Profissional.

Para o presidente da Comissão Especial de Concurso Público, Cícero Dirceu da Silva, o número de inscritos coloca a Guarda Civil de Petrolina em um novo patamar. “Nossa Guarda Civil já era destaque no Nordeste por ser a primeira a ter porte de arma e agora ganha projeção nacional, não só pelo número de inscritos, pelo menos três vezes maior do que no último concurso da instituição, como também porque esses inscritos são de várias regiões do Brasil. Com o incremento no efetivo, vamos seguir com a proposta de modernização da Guarda Civil, proposta pelo prefeito Miguel Coelho que investe cada vez mais na qualificação da corporação, graças à preocupação que ele tem com um tema tão importante quanto a segurança pública”, destaca Silva.

CONCORRÊNCIA

Com 13.369 inscritos e 80 vagas disponíveis, sendo 40 são para ampla concorrência e as outras 40 para formação de cadastro de reserva, a concorrência estimada do Concurso da Guarda Civil de Petrolina é de cerca de 167 candidatos para uma vaga. Uma das maiores já registradas num concurso público do município sertanejo. O concurso público tem validade de dois anos, prorrogável uma única vez por igual período, a contar da data de sua homologação. O trabalho terá regime de escalas e uma carga horária de 180h mensais com remuneração inicial de R$ 3.261,48. Por meio da Comissão Especial de Concurso Público, a Prefeitura de Petrolina faz o acompanhamento e a fiscalização de todo o certame.

Texto: Felipe Pereira – AsCom Prefeitura de Petrolina Fotos: Jonas Santos / Prefeitura de Petrolina

Leia também: