Home Destaque Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde da criança

Entenda a importância da avaliação postural infantil para a saúde da criança

0

Especialista explica qual o momento certo de recorrer a consulta médica

São Paulo, outubro de 2017 – Dor nas costas, formigamento, barriga acentuada e até mesmo dor de cabeça são alguns dos sintomas causados pela má postura, que a cada dia mais afeta além dos adultos, também as crianças. E as principais vilãs no processo de desenvolvimento da má postura em crianças de 8 a 11 anos são as cadeiras e mochilas escolares

Segundo o especialista em ortopedia, traumatologia, cirurgia da coluna vertebral e professor da faculdade de medicina do Hospital Santa Marcelina, Dr. Luiz Cláudio Lacerda Rodrigues, é necessário que os adultos que convivem com a criança prestem atenção na sua postura desde o momento em que ela começa a andar. “Devido à sua flexibilidade, a criança tem tendência a ficar em posições erradas e mesmo assim se sentir confortável. Por isso, devemos ficar atentos a posição corporal de nossas crianças, seja para observamos posições erradas e já corrigi-las ou para identificar o início de uma deformidade que se apresente de maneira sutil”, completa o médico.

O ortopedista ainda explica que algumas atividades físicas e esportes podem comprometer a saúde postural das crianças, como exercícios com muito peso, que podem gerar dor por excesso de força ou causar pequenos traumas repetidos. Por isso, a importância em observar e acompanhar a vida da criança, já que a longo prazo a má postura pode evoluir para algumas doenças, como: cifoses posturais, hiperlordose e retificação da coluna cervical.

“Sempre que os pais tiverem alguma dúvida sobre a postura das crianças é necessário consultar um especialista. Muitas deformidades da coluna nem sempre estão ligadas a má postura, porém, tem seu início de maneira sutil. Assim, sempre que reparar algo de errado na maneira de sentar ou levantar dos pequenos, consulte um especialista, pois muitas vezes o diagnóstico de uma possível deformidade pode ser retardado e evitar alterações mais severas no futuro”, finaliza Luiz Claudio.

Assessoria

Confira também…

Em Belém, Bolsonaro promete ‘arma para todos’

Justiça Federal suspende pagamento de precatórios do Fundef a municípios

MEC divulga 1 milhão de vagas em cursos

Delegada ganha destaque no combate à corrupção em Pernambuco

Contemplados no CNH Popular enfrentam dificuldades para tirar habilitação

Tentativa de assalto a carro-forte termina com suspeito morto no Sertão

Filme “Polícia Federal – A lei é para todos” ultrapassa 1 milhão de ingressos

Polícia prende três suspeitos em roubo de carga em Goiana

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.