Notícias Pernambuco

Estudantes e professores pernambucanos serão premiados em evento da Celpe

Compartilhe

Encerramento. Nesta quarta-feira (11), será marcado por lançamento de livro com registro das iniciativas educativas

Professores e estudantes de todo o Estado se reúnem, na próxima quarta-feira (11), para o evento de encerramento das ações educativas do projeto Educação com Energia, desenvolvido como iniciativa do Programa de Eficiência Energética da Celpe. O encontro será realizado no edifício sede da empresa, no bairro da Boa Vista, e vai premiar as 10 melhores iniciativas para ensino com abordagem sobre o tema “Eficiência Energética”, desenvolvidas em 2019.

No evento serão reconhecidos os alunos que se destacaram nos projetos e também será realizado o lançamento do livro “Educação com Energia”, que consolida os resultados obtidos durante o ano, com textos e imagens das experiências realizadas nas escolas que participantes das ações.

Regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o projeto Educação com Energia conta com várias vertentes de atuação: Aulas de Energia, Festival Tô Ligado na Energia e o Energia que Transforma. Todos, realizados com o público estudantil e tendo como foco a disseminação de conceitos para o uso eficiente e seguro da energia elétrica.

A iniciativa, que conta ainda com o apoio do WWF-Brasil e da Secretaria de Educação de Pernambuco, teve a participação de mais de 37 mil estudantes, dois mil professores e 440 escolas do Recife, Região Metropolitana e interior do estado.

As ações educativas do Festival Tô Ligado na Energia , renderam ao Grupo Neoenergia o Prêmio ODS Pacto Global 2019, na categoria Parcerias/Grandes Empresas. A parceria com o musico Carlinhos Brown na utilização dos  personagens Paxuá e Paramim facilitaram esse reconhecimento.

Energia que Transforma

O projeto promove a capacitação de educadores nos temas: Eficiência Energética, Segurança no uso da Energia Elétrica e Energias Renováveis, utilizando a Metodologia Energia que Transforma, desenvolvida pela Fundação Roberto Marinho/Canal Futura. Lançado em 2013, o projeto já formou mais de mil educadores e impactou cerca de 114 mil alunos no Recife, Região Metropolitana e interior do Estado. O WWF foi responsável pela sensibilização dos professores no tema da preservação do meio ambiente.

Festival “Tô Ligado na Energia”

Para promover a reflexão sobre o uso seguro e eficiente da energia, por meio de uma gincana, o festival “Tô Ligado na Energia” é realizado em escolas da rede pública de ensino, estimulando a multiplicação do conteúdo de forma lúdica e divertida, movimentando a unidade escolar, a família dos estudantes e as comunidades do entorno.  Desde quando iniciada, em 2016, o festival já foi realizado em 28 escolas, impactando diretamente mais de 12 mil alunos de Recife, Região Metropolitana e interior de Pernambuco.

Aulas de Energia

Formado por uma rede de Espaços Educativos, instalados nas Usinas Solar São Lourenço da Mata, Fernando de Noronha e por Unidades Móveis Educativas, a iniciativa já recebeu cerca de 260 mil visitantes, entre crianças, jovens e adultos, desde que foi criado, em 2010. Os espaços possibilitam o aprendizado aos  consumidores, para que se tornem mais responsáveis e cidadãos sensíveis quanto à necessidade de cuidar dos recursos naturais disponíveis no planeta.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Leia também: