"> Fórum das Secas apresenta modelo de uso da água na agricultura irrigada do Texas

Brasil Eventos Pernambuco Petrolina

Fórum das Secas apresenta modelo de uso da água na agricultura irrigada do Texas

Compartilhe:

O evento acontece em Recife, na segunda-feira (25), e em Petrolina, na terça-feira (26)

A Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco (Faepe) e o Sebrae reúnem lideranças do setor agropecuário, em duas apresentações do Fórum das Secas, nas próximas segunda-feira  (25) no Recife, e terça-feira (26) em Petrolina. O evento traz a palestra “Eficiência do uso da água nas águas da agricultura irrigada do Texas”, ministrada pelo professor norte-americano, Glen Lorin Ritchie, da Universidade do Texas.

De acordo com Pio Guerra, presidente da Faepe, o uso de aquíferos, como provedores de água para irrigação, será o mote das apresentações. “Essa alternativa se deve a redução das águas disponíveis e a necessidade de se contar com métodos que ensejem economia no uso do recurso hídrico”, esclarece Guerra.

O especialista Glen Lorin Ritchie chama a atenção para o uso de modelagem, técnica praticada em vários países de clima seco, a exemplo da Austrália, para estimar a água disponível nos aquíferos, a capacidade de recarga e o desenvolvimento de tecnologias de irrigação que induzam a sustentabilidade das áreas irrigadas.

Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas tem o objetivo de servir como um espaço de debates sobre o tema por instituições empresariais para que sejam apresentadas aos formuladores de políticas, governos e à sociedade soluções duradouras desenvolvidas para a convivência produtiva com os períodos de forte estiagem que possam ser aplicadas em Pernambuco e também no Semiárido brasileiro.

A iniciativa reúne 13 entidades: ACP – Associação dos Criadores de Pernambuco, AFCP – Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco, ANAP – Associação Nordestina de Agricultura e Pecuária, Avipe – Associação Avícola de Pernambuco, Facep – Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado de Pernambuco, Faepe – Federação da Agricultura do Estado de Pernambuco, Fecomercio/PE – Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco, Fiepe – Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco, Sebrae/PE – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, Senar/PE – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural, Sindaçúcar – Sindicato da Indústria do Açúcar e do Álcool no Estado de Pernambuco e Sindcape – Sindicato dos Cultivadores de Cana de Açúcar de Pernambuco.

Serviço: Fórum Permanente de Convivência Produtiva com as Secas

Recife

Data: 25 de setembro de 2017 – Segunda-feira

Local: Hotel Golden Tulip – Av. Boa Viagem, nº 4070, Recife/PE

Horário: 8h30 às 12h

Petrolina

Data: 26 de setembro de 2017 – Terça-feira

Local: Hotel Nobile – Av. Cardoso de Sá, nº 215, Petrolina/PE

Horário: 19h às 21h

Leia também: