Início Educação Gabinete da Reitoria emite nota sobre atividades acadêmicas no âmbito do IF...

Gabinete da Reitoria emite nota sobre atividades acadêmicas no âmbito do IF Sertão-PE

67
0

Com o objetivo principal de preservar a vida da comunidade acadêmica e da população em geral, o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), desde a declaração da pandemia do novo Coronavírus, vem pautando todas as suas ações conforme os protocolos indicados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde (MS) e a Secretaria da Saúde do Estado do Pernambucano. Esses órgãos apontam que as medidas de isolamento social e os cuidados com a higiene pessoal são as melhores alternativas para conter a disseminação do vírus e o colapso do Sistema Público de Saúde do Brasil.

Assim, em observância a essas orientações, o Instituto adotou uma série de medidas para resguardar a saúde da comunidade acadêmica, entre elas a suspensão das atividades letivas nos campi, desde o dia 16 de março de 2020, por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em reunião conjunto ocorrida entre os Institutos Federais de Pernambuco e as Universidades que compõem o Consórcio Universitas. No mesmo dia, o Colégio de Dirigentes do IF Sertão-PE se reuniu para readequar as atividades administrativas que passaram, a partir do dia 17 de março, a funcionar em trabalho remoto, preservando os serviços essenciais, com escala de revezamento presencial, também por tempo indeterminado.

Ademais, o IF Sertão-PE criou o Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19, constituído por profissionais de saúde de todos os Campi (Enfermeiros, Psicólogos, Médicos, Nutricionista), através das portarias nº 320, de 16/03/2020 e 328, de 19/03/2020. Inicialmente, foi elaborado o Plano de Ação do Comitê e o Plano de Contingenciamento para Ações de Prevenção e Controle do Coronavírus. O Comitê, por meio de dados técnicos, vem avaliando o cenário de disseminação da Covid-19, emitindo semanalmente boletins para orientar e informar a comunidade acadêmica, e tem recomendado a manutenção da vigência do isolamento social, ressaltando que a retomada das atividades presenciais depende de um cenário seguro para a comunidade.

Quanto as atividades de ensino, até o momento, permanece o posicionamento institucional de suspensão, bem como o não uso das atividades remotas em substituição às atividades presenciais, por motivo claro de que os estudantes, em sua grande maioria, não tem acesso à internet, equipamento ou internet e equipamento, conforme dados obtidos e constados pelo cadastro socioeconômico dos alunos e retificado por meio de pesquisa eletrônica, disponibilizada via canais de comunicação da instituição. Atualmente, na Rede Federal, das 41 Instituições, apenas oito estão conseguindo ofertar aulas remotas.

Contudo, a instituição vem realizando uma série de iniciativas com o objetivo de ajudar no combate à pandemia como, por exemplo, campanhas educativas; doação de álcool em gel 70%; produção e doação de máscaras de proteção facial, feitas em impressora 3D; distribuição de alimentos; além de aprovar recurso extraorçamentário junto ao Ministério da Educação que será executado para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19, nas áreas de Pesquisa, Extensão e Inovação.

O IF Sertão-PE também vem planejando a retomada das atividades letivas, atuando em várias frentes. Para isso, a Pró-reitoria de Ensino se reúne, virtualmente, toda semana, com os Diretores de Ensino e Chefes de Departamento de Ensino dos campi, com o objetivo de discutir e promover ações diversas, considerando o momento que nos encontramos. Dentre essas, podemos citar as capacitações, promovidas para docentes e técnicos administrativos, no período de 31/03 a 26/05, para o uso das tecnologias da informação e comunicação (TICs) em ambientes virtuais de aprendizagem, como, por exemplo, a oficina “Passo a passo de uma sugestão de aula” e “ETEP: treinamento completo do módulo com atividades práticas online”. A próxima etapa será a capacitação dos estudantes. Além disso, está em construção um documento denominado Sistema de Atendimento Remoto (SAR), que visa regulamentar o atendimento dos estudantes, futuramente, de forma remota.

Também estão sendo discutidas as legislações recentes que impactam no calendário acadêmico, bem como a proposição de estratégias técnicas e pedagógicas, relacionadas ao uso de ensino remoto, projetos integradores, planos de estudos dirigidos, sala de aula invertida, ensino híbrido, entre outros. Do mesmo modo, vem se buscando planejar o retorno das atividades de pesquisa e de extensão, considerando as particularidades de cada campus. Esse planejamento é fundamental para que o calendário acadêmico, atualmente suspenso, seja readequado e referendado pelos Conselhos de Campus e Conselho Superior.

Além do mais, considerando a preocupação quanto ao acesso pelos estudantes às tecnologias, a Reitora informou à SETEC/MEC quanto a impossibilidade, atualmente, de realizar atividades não presenciais e apresentou um projeto que visa fornecer condições de acesso a essas tecnologias pelos alunos, através da compra de equipamentos, por meio de recurso extraorçamentário. Essa questão encontra-se em tratativas com o MEC, por entender que, ao retorno seguro das atividades, o uso das tecnologias será crucial para subsidiar os docentes e alunos no processo de ensino e aprendizagem como mais um recurso que possibilitará fortalecer esse processo.

Importante frisar que o Comitê de Enfrentamento para Ações de Prevenção e Controle da Covid-19 está elaborando um protocolo para Medidas de Biossegurança para o Retorno às Atividades, que envolve o conjunto de ações voltadas para a prevenção, redução ou eliminação dos riscos inerentes às atividades administrativas, de ensino, pesquisa, extensão, inovação, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, para proteger a saúde da comunidade em geral. Esse protocolo subsidiará a Pró-reitoria de Orçamento e Administração (PROAD) no planejamento para providenciar a aquisição de materiais e equipamentos necessários para esse retorno de forma segura.

O engajamento de todos, neste momento de pandemia e de crescimento da curva de contaminação, é mais do que nunca fundamental para que nosso retorno ocorra de forma segura, pois não há nada mais importante e precioso do que a nossa VIDA.

 

Petrolina, 25 de maio de 2020.

 

Gabinete da Reitoria do IF Sertão-PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui