Início Brasil Globo derruba censura prévia e expõe pessoas que ganharam auxílio emergencial indevidamente

Globo derruba censura prévia e expõe pessoas que ganharam auxílio emergencial indevidamente

105
0

Dados obtidos com exclusividade do primeiro relatório do Tribunal de Contas da União sobre o pagamento do auxílio emergencial da pandemia revela: 620 mil pessoas receberam a ajuda financeira do governo sem ter direito.

O relatório do TCU também traz um alerta: se esses pagamentos indevidos não forem interrompidos, eles podem gerar um prejuízo de mais de R$ 1 bilhão aos cofres públicos.

A reportagem especial do Fantástico, de Giovani Grizotti, da RBS TV, e de Mahomed Saigg, mostra algumas dessas fraudes e irregularidades no pagamento. Parte desse conteúdo tinha sofrido censura prévia, e sua exibição estava suspensa. Mas na noite desta sexta-feira (26), a RBS, afiliada da Globo no Rio Grande do Sul, ganhou na Justiça o direito de exibir a reportagem na íntegra.

No dia 15 de junho, a comerciante gaúcha Ana Paula Brocco entrou na Justiça para impedir a divulgação de que ela tinha recebido auxílio, supostamente, mesmo sem ter esse direito. No mesmo dia, o juiz Daniel da Silva Luz, da comarca de Espumoso, concedeu uma liminar a favor dela. A reportagem mostra o caso de Ana Paula e outros brasileiros na mesma situação.

Liberada, a Globo fez questão de começar a reportagem exibindo detalhes da vida da mulher que entrou com uma ação contra a emissora. Ela, que é comerciante, está de casamento marcado nas ilhas do Caribe. Em conversa por telefone com um repórter da RBSTV, a mulher acaba confirmando que recebeu o dinheiro, mas após descobrir que a emissora sabia da vida de luxo que levava, ela desliga o telefone.

Ana Paula Brocco teria conseguido na justiça uma liminar impedindo a Globo de exibir uma reportagem
Repórter pergunta a Ana Paula Brocco, mas fica sem resposta | Imagem: Reprodução/Globo

Outro caso vem da mesma cidade, Espumoso – Rio Grande do Sul. Uma mulher que é conhecida por dirigir um carro de luxo e possuir uma casa muito confortável, fez piada com o recebimento do auxílio de 1.200,00 reais.

Um áudio vazado de um aplicativo de mensagens comprova isso: “Acho que eu vou trocar de moto,vou comprar um carro novo pra mim“, diz Rosângela de Freire Melo, debochando.

Rosangela Freire de Melo em áudio Vazado no Fantástico

Procurada pela Globo, a mulher não quis se pronunciar.

FONTE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui