Início Notícias INSTITUTO NEOENERGIA LANÇA PROJETO PARA INCENTIVAR E CAPACITAR PRODUTORES SOCIOCULTURAIS DE PERNAMBUCO

INSTITUTO NEOENERGIA LANÇA PROJETO PARA INCENTIVAR E CAPACITAR PRODUTORES SOCIOCULTURAIS DE PERNAMBUCO

74
0

Capacitação terá 8 horas de duração, será 100% on-line e qualificará 40 gestores para a elaboração de projetos que tenham como finalidade promover impacto social por meio da cultura. Inscrições começam nesta segunda (22)

Com a finalidade de fomentar a arte e a cultura em Pernambuco, o Instituto Neoenergia traz pela primeira vez para o Estado a Caravana Energia Que Transforma. A iniciativa vai capacitar 40 gestores culturais a elaborarem projetos para o setor e que promovam impacto social e transformem de alguma forma a vida das pessoas. As inscrições serão abertas nesta segunda-feira (22), no site www.institutoneoenergia.org.br. A capacitação será realizada no dia 19 de março, terá duração de oito horas e será ministrada de forma virtual, por meio do aplicativo Zoom. Toda a Caravana será gratuita. Ao final, os alunos receberão certificado de participação e terão acesso aos conteúdos e materiais utilizados no curso.

O Instituto Neoenergia decidiu trazer o projeto para Pernambuco por entender que este é um momento importante para o setor cultural local. Com a pandemia da covid-19, todos que trabalham na área foram afetados de alguma forma. A grande maioria está há aproximadamente um ano sem trabalhar. “É uma iniciativa que entendemos como muito importante de nosso pilar de Arte & Cultura, para contribuir com o fomento cultural a projetos de grande impacto social nas regiões onde estamos presentes, assim como na contribuição ao setor cultural altamente impactado com a pandemia em 2020, e que ainda permanece com uma cadeia de valor bastante afetada em 2021. Entendemos que realizar o projeto em Pernambuco, onde estamos presentes com a Celpe, era mais do que necessário”, afirma Renata Chagas, diretora-presidente do Instituto Neoenergia.

Nesta primeira fase do projeto, os alunos participarão do curso Criando Projetos Socioculturais Inovadores. A intenção é que todos os participantes concluam tendo o conhecimento completo sobre como deve ser feito um projeto de forma mais inovadora, seguindo metodologia única para a elaboração. O curso poderá apoiar os gestores culturais na reflexão de suas ações e quais são os impactos sociais possíveis de serem realizados por meio de suas iniciativas. Mais dois cursos estão previstos para acontecer ao longo de 2021, sendo o segundo voltado para Captação de Recursos e o terceiro, para o Planejamento Estratégico das Organizações. As divulgações de datas e novas inscrições serão divulgadas oportunamente.

O Caravana Energia Que Transforma é uma contribuição do Instituto Neoenergia e da Celpe para o fortalecimento de iniciativas voltadas para a Arte e a Cultura e que apoiem gestores socioculturais para aperfeiçoarem seus projetos na geração de impacto social, bem como no enfrentamento do setor durante e pós-pandemia, já que foi uma dos mais impactadas economicamente com a suspensão de apresentações e atividades. Esta é uma iniciativa realizada em parceria com Instituto Ekloos.

Sobre o Instituto Neoenergia

O Instituto Neoenergia tem o propósito de fomentar o desenvolvimento de ações sociais nas áreas em que a Neoenergia, sua mantenedora, atua, por meio do apoio à sociedade na gestão e promoção de projetos, reforçando o compromisso da empresa com o desenvolvimento ambiental, cultural e das economias locais.

Para o ciclo de 2018 a 2022, o desafio do Instituto Neoenergia é colaborar diretamente com o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU. Os principais objetivos são a contribuição para a melhoria da qualidade de vida das pessoas mais vulneráveis e a aposta pelo desenvolvimento sustentável, por meio da realização e apoio de projetos dentro dos seguintes pilares: Formação e Pesquisa, Biodiversidade e Mudanças Climáticas, Arte e Cultura, Ação Social e Colaboração Institucional, que busca alianças para alcançar os ODS.

Sobre a Celpe

A Companhia Energética de Pernambuco (Celpe), empresa da Neoenergia, distribui energia elétrica para os 184 municípios de Pernambuco e para a cidade de Pedras de Fogo, na Paraíba. Também é responsável pela geração e distribuição de energia elétrica no Arquipélago de Fernando de Noronha. Sua área de concessão é de 98,5 mil quilômetros quadrados. A empresa tem 3,7 milhões de clientes (9,4 milhões de habitantes).

Sobre o Instituto Ekloos

É uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 5.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vem trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. Em 2018 e 2019, ficou entre as 10 melhores aceleradoras do Brasil e em 2017 ganhou o Prêmio de Melhores ONGs da Revista Época e do Instituto Doar.

SERVIÇO

Inscrições: www.instutoneoenergia.org,br

Período de inscrição: 22 de fevereiro até o preenchimento das vagas

Data de realização: 19 de março

Horário: 9 às 17 horas

Os participantes selecionados receberão um e-mail de confirmação para sua participação com detalhes do acesso ao curso.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui