Início Brasil Jornal Nacional em Paulo Afonso-BA: “Chuva dos últimos meses muda a cara...

Jornal Nacional em Paulo Afonso-BA: “Chuva dos últimos meses muda a cara do Rio São Francisco”

0

A edição deste sábado, 12 de fevereiro, do Jornal Nacional, o principal telejornal da Globo, exibiu uma reportagem especial sobre um dos mais importantes rios do país: “Chuva dos últimos meses muda a cara do Rio São Francisco”.

E boa parte do que foi ao ar no horário nobre da emissora apresentou os efeitos das chuvas na cidade de Paulo Afonso, Bahia.

Lagos abastecidos, comportas abertas nas represas. Só assim para a Joselma e o Nino voltarem a ver tanta água nas cachoeiras de Paulo Afonso – a última vez foi em 2009.

“Ê meu rio São Francisco, cada trecho tem a sua história, do alto a baixo, nenhum trecho fica de fora”, relata a guia de turismo Joselma Rodrigues.

“Ter as águas do São Francisco voltando a correr pelas cachoeiras, torna esse espetáculo mais completo e mais bonito de se visitar, de se ver e se vivenciar”, diz Nino Rangel, secretário de turismo de Paulo Afonso (BA).

A última década foi de secas severas que castigaram o leito e quase fizeram secar um dos mais importantes rios do país.

Ainda de acordo com a reportagem, as chuvas de dezembro e janeiro em Minas Gerais e no Oeste da Bahia recuperaram o São Francisco, transformando a realidade rio abaixo.

Em alguns lugares, o nível do Velho Chico subiu quase quatro metros, cobrindo pedras e ilhas de areia que atrapalhavam a navegação. É um rio que voltou a ganhar força depois de 12 anos sofrendo com a falta de chuvas.

Por Redação (pa4.com.br) via G1