Início Notícias Por causa da pandemia, governo de Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas...

Por causa da pandemia, governo de Pernambuco prorroga suspensão de cirurgias eletivas até 20 de junho

0
Cirurgias eletivas são suspensas para assegurar leitos para doentes de Covid — Foto Andréa Rêgo BarrosPCRDivulgação

As cirurgias eletivas que demandem internação hospitalar no estado ficarão suspensas até o dia 20 de junho. A nova portaria com a prorrogação da proibição dos procedimentos foi publicada, neste sábado (5), no Diário Oficial do Estado.

As cirurgias marcadas estão suspensas no estado, desde 8 de março. A prorrogação anterior aconteceu no dia 25 de maio. Antes dessa decisão, procedimentos estavam vetados até domingo (6).

São afetados os procedimentos agendados previamente. Ou seja, os que são “não urgentes e que podem ser adiados sem prejuízo à saúde do paciente”.

De acordo com o boletim de acompanhamento diário da Covid-19, divulgado, neste sábado, pela Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco, a suspensão vale para as redes pública e privada. O objetivo, segundo o governo, é “evitar sobrecarga nos sistemas de saúde”.

Ficam mantidas as cirurgias eletivas inadiáveis, como as oncológicas, cardíacas, transplantes e procedimentos que possam causar dano permanente ao paciente em caso de adiamento. Também pode ocorrer as cirurgias ambulatoriais que não demandam internamento hospitalar.

Além disso, fica mantido o funcionamento das unidades de consultórios, clínicas, laboratórios e hospitais com a realização de consultas, procedimentos diagnósticos e terapêuticos ambulatoriais, além dos serviços de urgência e emergência.

Por G1 PE

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui