Educação Notícias

Professor Alfredo Gomes vence eleição para reitor da UFPE

Compartilhe:

 

Os professores Alfredo Gomes e Moacyr Araújo, da chapa Mude UFPE, venceram a consulta à comunidade acadêmica para os cargos de reitor e vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) realizada nessa quarta-feira (12).

A chapa vencedora obteve um total de 7.929 votos, alcançando 31,26% dos votos, contra 3.751 votos (26,99%) da chapa “Gestão Integrada com Informação”, composta pelos professores Jeronymo José Libonati e José Luiz de Lima Filho. Houve 69 votos em branco e 81 votos nulos. As abstenções alcançaram 40,45% do total de votantes.

A comissão eleitoral responsável pela organização da consulta deve encaminhar um relatório para o Conselho Universitário (Consuni) da UFPE, que se reunirá no próximo dia 2 de julho para elaborar lista tríplice que será encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A lista deve ser composta pelas chapas Mude UFPE, vencedora das eleições, Gestão Integrada com Informação (Jeronymo Libonati/José Luís Filho) e Acolher Inovar (Florisbela Campos/André Luís Medeiros), que ficaram em segundo e terceiro lugar na consulta, respectivamente.

O presidente Jair Bolsonaro será responsável pela indicação do reitor. Ele poderá, inclusive, escolher um candidato que não compõe a lista tríplice, como ocorreu na Universidade Federal do Grande Dourados (UFGD), onde o MEC recusou os candidatos indicados pela lista.

Alfredo Gomes, 55, é professor titular do Departamento de Fundamentos Sócio-Filosóficos da Educação, e professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu). Alfredo também é o atual diretor do Centro de Educação (CE) da UFPE. Moacyr Araújo, 56, é professor no Departamento de Oceanografia e coordenador do Centro de Estudos e Ensaios em Riscos e Modelagem Ambiental (Ceerma).

Por: Portal FolhaPE

Leia também: