Home Pernambuco Programa ‘Mais Médicos’ traz a pernambuco 30 profissionais de saúde nesta semana

Programa ‘Mais Médicos’ traz a pernambuco 30 profissionais de saúde nesta semana

0

Nesta semana, cerca de 1.400 novos intercambistas brasileiros formados no exterior, especialmente na Bolívia, no Paraguai e na Argentina, começaram a trabalhar no programa “Mais Médicos”.

Trinta deles irão trabalhar em Pernambuco, precisamente na atenção básica de 24 municípios e num Distrito Sanitário Especial Indígena.

  • Petrolina, Serra Talhada, Arco Verde, Sertânia, Caruaru, Orobó, Paudalho, Pedra, Poção, Sanharó, São Caetano,  Surubim, Tacaratu, Tupanatinga, Águas Belas,  Betânia, Barreiros, Bom Conselho, Buíque, CAbo de Santo Agostinho, Casinhas, Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), Gameleira, Jaqueira e Lajedo.

Ao todo, já são 8.316 brasileiros trabalhando no programa, o que representa 45,6% do total. Só no Estado de Pernambuco, há 938 profissionais incorporados ao “Mais Médicos”, segundo o ministro da Saúde Ricardo Barros.

Esta foi a segunda fase do edital. A primeira foi direcionada exclusivamente para os médicos brasileiros formados no país. Os que se formaram no exterior começaram a trabalhar nessa segunda-feira (09) em Unidades Básicas de Saúde de cerca de 800 municípios de 25 estados e do Distrito Federal.

Antes, eles passaram por treinamento sobre a legislação do SUS (Sistema Único de Saúde, a língua portuguesa e Código de Ética Médica). Já os intercambistas submeteram-se a um prova de conhecimentos.

O programa conta hoje com 18.240 vagas em mais de quatro mil municípios brasileiros. Do total de médicos participantes, 47,1% são profissionais da cooperação com a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), 45,6% brasileiros formados no Brasil ou no exterior e 4,16% intercambistas estrangeiros.

Vinícios de Santana

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.