Início Destaques Projeto cultural traz sabores da culinária do Sertão

Projeto cultural traz sabores da culinária do Sertão

151
0

Uma iniciativa super interessante de uma idosa da cidade de Ouricuri tem chamado bastante atenção esses dias na internet, trata-se do Projeto “Nos Sabores do Sertão” idealizado por Leonidas Pereira Lima e Sá, conhecida por Dona Liosa ou Vovó Liosa.

        A idosa que possui 71 anos sempre foi bastante participativa em movimentos de cultura, brincante de reisados, pastoris e danças de São Gonçalo se viu como milhões de idosos no nosso país sem poder participar de atividades em grupo devido as precauções necessárias nesse momento de pandemia. Após alguns meses de isolamento e resolveu ocupar a mente e decidiu criar um canal no Youtube e ensinar algumas receitas que gostava de fazer, assim, após o primeiro vídeo e uma porção de pedidos pela continuidade ela seguiu em frente com a ideia e logo vieram outros vídeos.

Dona Liosa já era muito conhecida na cidade pelos dons na cozinha, talento esse que ela já esteve até transmitindo para outras pessoas em projetos realizados em escolas e mesmo iniciativas contempladas em editais governamentais, dezenas de alunas já puderam aprender com ela diversas receitas da gastronomia regional e até internacional.

Agora com a iniciativa do Canal que tem o nome “COZINHANDO COM VOVÓ LIOSA” ela deu mais um passo interessante e concorreu no edital da Lei Aldir Blanc no estado de Pernambuco e teve a surpresa de ver sua proposta aprovada em uma das linhas de ação do edital que previa iniciativas de formação que devem ser feitas exclusivamente pela internet.

O projeto nos Sabores do Sertão é uma série de vídeos apenas com receitas e ingredientes tradicionalmente sertanejos, O Mungunzá Salgado, a Maxixaxa e o bolo Pé de Moleque estão entre as delícias, semanalmente no seu canal os vídeos são postados, com uma didática simples, Dona Liosa trouxe uma coletânea gastronômica que certamente tem a cara do Sertão. Os vídeos contaram com a produção de Domingos Isayas e Hercules Félix, os recursos foram provenientes da Lei Aldir Blanc com apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura, Governo do estado, Ministério do Turismo, Secretaria especial da Cultura e Governo Federal.

Quem quiser acompanhar esse projeto é só acessar o canal através do link abaixo e conferir cada uma das aulas de receitas bem nordestinas.

Link do Canal:

https://www.youtube.com/channel/UCd7aOoZFge8fy69k5B8WLLQ

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui