Home Brasil Projeto de Lei quer regulamentar a profissão de blogueiro

Projeto de Lei quer regulamentar a profissão de blogueiro

0

O deputado Lindomar Garçon (PRB-Rondônia), apresentou um projeto de lei para regulamentar a profissão de blogueiro no Brasil. O projeto pretende permitir que blogueiros que possuem diploma de ensino médio  possam solicitar o registro profissional de sua categoria na condição de jornalista ou comunicador.

O projeto de Lei 8569/2017,  define a profissão blogueiro como o profissional que faz uso de plataforma tecnológica, da blogosfera, com endereço fixo na rede mundial de computadores, para a publicação de material jornalístico e compartilhamento de informações”.

Além do diploma de ensino médio homologado pelo Ministério da Educação, a Lei também exigirá que o blogueiro tenha um endereço fixo na internet, como por exemplo uma conta no Blogger. Segundo o Deputado Lindomar, a regulamentação da profissão de blogueiro serve para estabelecer deveres e responsabilidades e reforçar a proteção de direitos e de garantias fundamentais. Outro lado positivo é a manutenção das boas relações sociais através da estipulação de parâmetros mínimos necessários quanto à profissão e aos profissionais.

A regulamentação também permitirá que blogueiros sejam legalmente responsabilizados em caso de veiculação de informações abusivas, prevendo assim uma diminuição de sites que veiculam notícias falsas. O projeto de lei foi apresentado e está aguardando despacho do Presidente da Câmara dos Deputados para ser aprovado.

Fonte: Criadores ID

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.