Notícias Ouricuri

Projeto no Sertão do Araripe realiza um belo trabalho cultural 

Compartilhe:

O projeto é uma realização Independente, ou seja, não tem patrocínio do poder público para sua continuidade

Compartilhe:

 

 

Na cidade de Ouricuri-PE, acontece uma iniciativa bem interessante, trata-se do Projeto Cultural Aricuri, ação que acontece vários dias da semana na cidade e leva cultura a crianças, jovens, adultos e idosos da cidade.

O projeto é uma realização Independente, ou seja, não tem patrocínio do poder público para sua continuidade, ainda assim, segue uma agenda de atividades bastante intensa como relatamos agora:

Na noite de segunda-feira acontecem aulas e prática de jogos de tabuleiro com destaque para o Xadrez, nesse momento, crianças jovens e adultos têm a oportunidade de aprender o famoso jogo de raciocínio e os que já sabem podem praticar esse e outros jogos como damas, ludo, trilhas ou dominó, o projeto também oferece jogos para crianças a partir de 03 anos que atuam no desenvolvimento do raciocínio e da coordenação.

 

A terça-feira é dedicada à Literatura, nesse dia centenas de livros são disponibilizados para leitura de pessoas de todas as idades. Na oportunidade, livros infantis, cordéis, gibis, poesias, contos e revistas de diversos assuntos fazem parte do espaço. As crianças que ainda não sabem ler recebem historinhas contadas por adultos ou até mesmo crianças maiores.

A quarta-feira é dedicada à dança, primeiro com uma turma para pessoas da melhor idade, adultos e idosos de várias idades têm participado dessa iniciativa que fixa principalmente nos ritmos da cultura popular nordestina como o Coco, o Xaxado, o Maracatu, o Reisado e outros. Após os idosos, o projeto oferece a prática da cultura Hip Hop destinada para crianças e jovens, nesse momento, são ensinados os movimentos básicos da dança de rua e também é praticado o Freestyle (Modalidade de Rap Improvisado).

O projeto Realiza também ações esporádicas em outros dias e lugares como eventos e oficinas.

A idealização do Projeto Cultural Aricuri é do artista e educador Júnior Baladeira que conduz as oficinas realizadas, além de Júnior, outros jovens sempre têm colaborado nos eventos e oficinas, apesar da iniciativa não ter financiamento, várias pessoas de Ouricuri e de outros lugares do Brasil têm colaborado seja doando livros, tabuleiros de jogos ou muitas vezes comprando rifas que são promovidas para custear algumas ações do projeto, lembrando que todas as pessoas participam gratuitamente das atividades.

Por semana, mais de 100 pessoas são atendidas pelo projeto, elas vêm de praticamente todos os bairros da cidade para participar das ações que ocorrem semanalmente na Praça Frei Damião que fica no centro da cidade.

Conheça Mais do Projeto Cultural Aricuri na página:

https://www.facebook.com/Projeto-Cultural-Aricuri-1124103277764288/

 

 

Leia também: