Notícias Pernambuco

Redução no número de homicídios em 2019 no Sertão do Araripe foi de 22%, diz Polícia Civil

Compartilhe

Foto: reprodução

Especificamente em Araripina, a maior cidade da região, a redução foi ainda maior e alcançou 40% como já havia adiantado o Blog do Roberto

Foto: reprodução

Balanço da violência feito pela 24 Desec, sediada em Araripina, no Sertão do Araripe , indica que o número de crimes violentos letais intencionais (CVLI) – homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte – teve redução de 22% no ano de 2019, em relação ao ano de 2018, na Área Integrada de Segurança 24 (AIS-24).

A AIS-24 é composta por 10 (dez) municípios: Arairipina, Ouricuri, Exu, Bodocó, Ipubi, Trindade, Santa Filomena, Santa Cruz, Moreilândia, Granito,  cujas populações, somadas, chegam a cerca de 307.642  habitantes.

Araripina, principal município da área, obteve uma redução de 40% no ano de 2019, em relação ao ano anterior.

No mesmo período de análise, os crimes violentos contra o patrimônio (CVP) também caíram, atingindo uma redução de 29%.

São dois anos consecutivos que a violência recua no sertão do Araripe. Além disso, em 2019, não houve registro de homicídios no município: Granito, e em 2018 não houve registro de homicídios no município de Santa Cruz.

Para o 24 Desec, os números positivos são frutos de um trabalho preventivo e investigativo, realizado diuturnamente pela Policia Civil da 24 desec, através da realização de investigações, elucidação de crimes, prisões, apreensões, cumprimento de mandados e da integração das ações com a Polícia Militar do 7° BPM e da 9ª CIPM, responsável por importantes ações ostensivas e repressivas em toda área.

Destacam-se, ainda, ações no nível estratégico, dentro do Pacto pela Vida, que têm sido implementadas pela Diretoria Integrada do Interior II, Delegacia Seccional de Araripina, Comando Geral da Corporação e Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, favorecendo a redução da violência no Sertão Araripe.

Leia também: