Home Saúde Saúde do homem: Viver mais e melhor

Saúde do homem: Viver mais e melhor

0
Imagem: urotelemedicina

Por Eduardo Miranda/www.opovo.com.br/


Com os avanços da sociedade moderna houve um aumento da expectativa de vida em todo mundo, há um esforço contínuo para melhorar a qualidade de vida da população. Cada vez mais os homens estão se cuidando e tomando atitudes proativas no que concerne a sua saúde. Porém, ainda há uma grande parcela da população masculina que reluta em fazer avaliações médicas regulares. Enquanto as mulheres estão acostumadas a promover o autocuidado desde a adolescência com visitas regulares ao ginecologista para avaliação, aconselhamento e prevenção de doenças, a maioria dos homens não procura assistência médica de forma preventiva.

A comemoração do dia do homem se apresenta como uma oportunidade para conscientizar todos quanto à importância das medidas de promoção da saúde na população masculina.

Numa visita de rotina é possível ressaltar a importância de hábitos saudáveis como prática de exercícios físicos regulares, alimentação balanceada, abstinência de cigarro e drogas e moderação no uso de bebidas alcoólicas. É ainda possível fornecer orientações sobre vacinas, prática de sexo seguro e realizar testes para doenças sexualmente transmissíveis.

Medidas frequentes da pressão arterial e acompanhamento das taxas de colesterol e glicose são importantes para evitar agravamento de doenças cardiovasculares e diabetes. Para aqueles com mais de 50 anos é interessante avaliar a presença de sintomas urinários e realizar o rastreamento para câncer de próstata.

Por fim, a avaliação da saúde sexual e reprodutiva deve ser incluída, já que é um dos pilares essenciais do bem-estar masculino. Infelizmente, esse é um dos temas mais delicados nesse contexto, pois há uma crença em que distúrbios sexuais ou incapacidade de gerar filhos compromete a virilidade perante a sociedade. Isso faz com que a maioria daqueles que sofrem de problemas como disfunção erétil, ejaculação precoce e queda no desejo sexual jamais receba algum tratamento em toda a vida.

Ser homem não é fingir que o problema não existe, mas ter a coragem de pedir ajuda para encará-lo de frente.

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.