Notícias Pernambuco

Senar/PE leva serviços de saúde ao Sertão 

Compartilhe:

O O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Pernambuco (Senar/PE) vai levar ações gratuitas dos programas Saúde da Mulher Rural e Saúde do Homem Rural, aos municípios de Cabrobó, nesta terça-feira (11), e Parnamirim, na próxima sexta-feira (14).

A estimativa da instituição é realizar mais de mil atendimentos, durante os dois dias. As atividades acontecem a partir das 7h, nas comunidades rurais Mãe de Rosa, em Cabrobó, e Jacaré, em Parnamirim.

A população terá acesso a exames preventivos, consultas médicas e palestras educativas. Também serão realizadas coletas e exames de mamografia, prevenção do câncer de colo do útero (papanicolau), e do câncer de próstata.

Terá, ainda, teste rápido para diagnóstico da hepatite, HIV e sífilis, glicemia e aferição de pressão, além de atendimento com especialistas em Urologia, Clínica Geral e Odontologia.

A programação contempla, ainda, palestras orientadoras com foco na educação em saúde, como doenças sexualmente transmissíveis, saúde e autoestima da mulher, câncer de pele e melanoma, câncer de próstata, cuidados com o coração e incontinência urinária.

Saúde em dia – Na ocasião, os participantes receberão kits de higiene pessoal, e poderão fazer a atualização da carteira de vacinação e do cartão do SUS.

As iniciativas contam com apoio dos Sindicatos Rurais de Cabrobó e Parnamirim, e das respectivas prefeituras. Até o fim do ano, serão realizados mais nove eventos deste porte em todo o Estado.

Confira os serviços ofertados:

-Triagem sanguínea

-Aferição de pressão arterial

-HGT

-Testes rápidos para HIV, Sífilis, Hepatites B e C

-Consultas com urologista

-Consultas clínicas

-Realização de exames: PSA, Mamografia e Citologia Oncótica

– Exames laboratoriais (sangue)

– Testes rápidos para HIV/aids, sífilis, hepatites B e C

-Palestras educativas

– Distribuição de kits

-Emissão do cartão SUS

-Vacinação

-Atendimento odontológico

-Orientação de higiene e de prótese

-Escovação supervisionada e aplicação de flúor

-Distribuição de telas e hipoclorito

-Teste rápido de leishmaniose canina

-Corte de cabelo

Leia também: