Início Brasil Versão digital da identidade (RG) já está disponível e tem validade nacional, confira...

Versão digital da identidade (RG) já está disponível e tem validade nacional, confira aqui!

136
0
A Polícia Civil do Estado de São Paulo lançou nesta terça-feira (11/08) o aplicativo para uma versão digital do RG. A identidade virtual poder ser baixada e armazenada em aparelho celular gratuitamente.

Para se ter o documento no celular, é preciso baixar o aplicativo “RG Digital SP”, disponíveis no Google Play e na Apple Store.

Por meio de nota, a polícia explica que para baixar o “RG Digital SP” é necessário possuir Android 5.0 ou iOs 10 — ou versão superior. Além disso, é preciso câmera de pelo menos cinco megapixels e conexão de internet ativa.

Validade nacional
O documento é oficial e vale em todo Brasil. Essa novidade tecnológica integra uma série de medidas adotadas pela Polícia Civil de São Paulo que visa a modernização. Também é possível solicitar a segunda via do documento via aplicativo.

Podem acessar o serviço disponível no aplicativo as pessoas que tiverem o documento físico emitido a partir de fevereiro de 2014, com Código QR impresso no verso do RG físico e que tem o número do registro e a assinatura do delegado responsável grafados em vermelho.

Segunda via de RG
O aplicativo RG Digital SP também permite a solicitação de 2ª via da identidade física, para maiores de 16 anos, com documento emitido a partir de fevereiro de 2014, com o código QR impresso no verso. Para isso, é preciso abrir o aplicativo e selecionar a opção 2ª via do RG, obedecendo os seguintes passos:

1. Insira o número do RG e e-mail válido para contato;

2. Selecione o local para retirar a 2ª via do RG Físico;

3. Comprove sua identidade e prova de vida através do reconhecimento facial no próprio aplicativo;

4. Siga as orientações de pagamento que serão enviadas no e-mail indicado;

5. Retire seu documento físico presencialmente no ponto escolhido após 10 dias úteis, apresentando a DARE devidamente paga.

Para pagar a taxa de 2ª via do RG, o solicitante deve seguir as instruções para geração da DARE (Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais) de pagamento, enviadas para um e-mail, após a solicitação do documento pelo aplicativo.

Depois disso, deve acessar o Ambiente de Pagamentos da Secretaria da Fazenda e Planejamento e seguir com as instruções para finalização do pagamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui