Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Mais de 33 milhões de eleitores ficam fora do primeiro turno e abstenção bate recorde desde 1998
Brasil

Mais de 33 milhões de eleitores ficam fora do primeiro turno e abstenção bate recorde desde 1998

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues06/10/2026Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Mais de 33,4 milhões de eleitores não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições de 2026, realizado no domingo (4). A abstenção chegou a 21,08% do eleitorado brasileiro, o maior percentual registrado em um primeiro turno de eleição geral desde 1998.

O número representa cerca de 700 mil ausências a mais do que em 2022, quando aproximadamente 32,7 milhões de pessoas deixaram de votar. Naquele ano, a abstenção ficou em 20,95%.

Os dados mostram uma trajetória de crescimento nas últimas eleições gerais. Em 2014, 19,39% do eleitorado não compareceu às urnas. O percentual passou para 20,33% em 2018, chegou a 20,95% em 2022 e alcançou 21,08% neste ano. Em 1998, o índice havia sido de 21,49%.

Dos quase 159 milhões de brasileiros aptos a votar em 2026, cerca de 125 milhões compareceram às urnas no primeiro turno.

Ao Diário de Pernambuco, o cientista político Hely Ferreira avaliou que parte da abstenção pode estar relacionada ao desgaste de eleitores com a polarização política e à ausência, na avaliação desse grupo, de uma alternativa competitiva fora dos principais campos da disputa presidencial.

Segundo o especialista, eleições nacionais também costumam apresentar dinâmica diferente das municipais, nas quais a proximidade entre eleitores e candidatos a prefeito e vereador pode contribuir para uma mobilização maior.

O contingente de mais de 33 milhões de ausentes passa a ser um dos elementos do segundo turno da eleição presidencial, marcado para 25 de outubro. A mobilização desse eleitorado ganha peso diante do número de pessoas que não participaram da primeira etapa da votação.

Quem não compareceu às urnas no primeiro turno continua apto a votar no segundo, desde que esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral. Cada turno é considerado uma eleição independente, e não é necessário justificar previamente a ausência do dia 4 para participar da votação do dia 25.

Para quem não votou nem justificou a ausência no primeiro turno, o prazo para apresentar a justificativa termina em 3 de dezembro. O procedimento pode ser realizado pelos canais disponibilizados pela Justiça Eleitoral.

Em Pernambuco, mais de 1,3 milhão de eleitores deixaram de votar no primeiro turno, segundo os dados apresentados pela reportagem. No Estado, a disputa pelo Governo foi encerrada na primeira etapa da eleição, com a reeleição de Raquel Lyra (PSD), que recebeu 53,27% dos votos válidos.

Fonte: Diário de Pernambuco
Foto: TSE

Mais de 33 milhões de eleitores ficam fora do primeiro turno e abstenção bate recorde desde 1998
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Mendonça dá 24h para remoção de posts sobre Lula e bandeira do Brasil 

06/10/2026

Big techs descumprem regras eleitorais no dia da votação, diz estudo

06/10/2026

Bets começam a sair do ar nesta terça-feira

06/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

Ouricuri recebeu mais de R$ 69 milhões do Fundeb em 2025; veja valores detalhados

27/02/202618 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.