Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » OEA elogia organização das eleições no Brasil, mas alerta para desinformação e polarização
Brasil

OEA elogia organização das eleições no Brasil, mas alerta para desinformação e polarização

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues07/10/2026Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

A Organização dos Estados Americanos (OEA) avaliou positivamente a condução do primeiro turno das Eleições 2026 no Brasil, destacando a capacidade técnica da Justiça Eleitoral. Ao mesmo tempo, a missão internacional apontou preocupação com desinformação, polarização e tentativas de gerar desconfiança sobre o sistema eletrônico de votação.

A avaliação consta do relatório preliminar divulgado pela missão da OEA que acompanhou o processo eleitoral brasileiro. Ao todo, 91 observadores independentes estiveram no país para acompanhar a votação e os procedimentos adotados pela Justiça Eleitoral.

No documento, a organização classificou a eleição como uma jornada cívica e pacífica e elogiou o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e os Tribunais Regionais Eleitorais pela capacidade técnica, logística e organizacional demonstrada durante o pleito.

A missão também destacou a participação de pesquisadores, acadêmicos e especialistas nos testes das urnas, além do aumento do cadastramento biométrico, que chegou a 89% do eleitorado desde as eleições de 2024.

Outro ponto citado foi a ampliação dos serviços eletrônicos oferecidos pela Justiça Eleitoral por meio do Autoatendimento Eleitoral e do aplicativo e-Título.

Apesar da avaliação positiva sobre a organização e a integridade do processo, a OEA registrou preocupação com o ambiente político que marcou a eleição.

Segundo o relatório, o pleito ocorreu em um cenário de “tensão e forte polarização política”, acompanhado de judicialização, confrontos pessoais e “narrativas de desinformação destinadas a gerar desconfiança quanto à integridade do sistema eletrônico de votação”.

Entre os pontos de atenção, a missão também mencionou a ausência de um debate eleitoral entre os candidatos à Presidência e à Vice-Presidência da República durante o primeiro turno. Em contrapartida, reconheceu a realização de diversos debates entre candidatos aos governos estaduais.

A OEA ainda apontou a falta de critérios jurídicos harmonizados na Justiça Eleitoral sobre o uso, na propaganda política, de imagens reais ou produzidas por inteligência artificial de pessoas impedidas de participar da política.

O relatório é preliminar e reúne as primeiras conclusões da missão internacional sobre o processo eleitoral brasileiro.

Fonte: Agência Brasil
Foto: Reprodução/@OEA_oficial/X

OEA elogia organização das eleições no Brasil
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Representatividade e protagonismo: Eliane Soares emerge como força capaz de quebrar hegemonia e eleger a primeira mulher prefeita da história de Ouricuri em 2028

07/10/2026

Mudança no comando da campanha de Lula: Camilo Santana deve dividir coordenação com Edinho Silva

07/10/2026

Senado mais conservador: com 28 senadores, PL amplia força e prepara agenda sobre STF, segurança, costumes e agronegócio

07/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

Ouricuri recebeu mais de R$ 69 milhões do Fundeb em 2025; veja valores detalhados

27/02/202618 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.