Home Salgueiro Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza 18ª Sessão Ordinária. Confira

Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza 18ª Sessão Ordinária. Confira

0

18ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA 2017/2020 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO SALGUEIRO-PE.

A Senhora Josenilda, Presidente da Associação Municipal de Agentes Comunitários de Saúde, ocupou para falar sobre a implantação do programa de agentes comunitários de saúde no Município de Salgueiro. Relatou sobre os prejuízos que a classe está tendo nos trabalhos realizados. Relatou que todos os efetivados no Município são concursados. E colocou a questão da necessidade do reajuste salarial da categoria. Falou da necessidade de se atender aos pleitos dos servidores Municipais bem como de ser feito o reajuste nos prazos legais. Pediu a cobrança de números da gestão Municipal para se entender a real situação financeira do Município. Criticou o reajuste dos Vereadores e Secretários votados no ano passado. Relatou a necessidade de debater e rever a ajuda de custo para os servidores que trabalham na zona rural bem como que os repasses e benefícios federais da categoria sejam devidamente implementados. Pediu o cumprimento da Constituição e das Leis Federais que atendem a categoria. Criticou privilégios de algumas pessoas e/ou empresas em detrimento do reajuste dos servidores do Município. Também fez uso da Tribuna o Sr. Josenildo, representante da Secretaria de Saúde do Município, o mesmo falou dos índices de infestação do mosquito aedes aegypti, que estão alarmantes em nosso Município. Pediu aos agentes comunitários de saúde e demais presentes fazerem uma corrente, uma força tarefa para combaterem o mosquito aedes aegypti e as doenças transmitidas por este vetor.

O vereador André Luiz A. de Souza, apresentou o Projeto de Lei Ordinária -10/2017 que dispõe sobre obrigatoriedade de que empresas que prestem serviços no município contratem e mantenham empregados e trabalhadores prioritariamente residentes no município de Salgueiro e o Projeto de Lei Ordinária 19/17, sobre a proibição de inaugurações e entregas de obras públicas incompletas ou que, ainda que concluídas, não atendam ao fim a que se destinam.

A vereadora Maria Eliane Alves da Cruz apresentou Projeto de Lei Ordinária 18/17, que solicita para que seja divulgada a relação dos medicamentos disponíveis na Rede Pública Municipal de Saúde, bem como endereços e telefones das unidades básica de saúde – UBS da área urbana e distritos de nossa cidade. A mesma requereu informações pertinente a secretaria de desenvolvimento social referente a concessão de aluguel social mantidos de acordo com a lei de benefícios eventuais. Solicitou também para que se proceda à realização de limpeza geral das áreas públicas, nas dimensões de logradouros e terrenos baldios em várias localidades de Salgueiro, como Alto das Abelhas, Primavera, Planalto, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora Aparecida, Loteamento Nova Olinda e do terreno baldio ao lado da Escola José Vitorino de Barros, neste município, ainda pediu para que transfira o atendimento dos moradores da Barra de Mulungu para a Unidade Básica de Saúde – USB do Sitio Negreiro, pois a distancia é menor do que para o Pau Ferro.

O vereador Olavo Bruno Tenório Filgueira, apresentou Moção, formulando votos de pesar aos familiares de José Bezerra da Silva, conhecido como “Zezinho fotografo. Requereu ao Excelentíssimo Senhor Clebel Cordeiro e ao Senhor Orlando Parente Secretário de Serviços Público, que providencie a limpeza do canal da Rua 10 na COHAB. Solicitou também ao Prefeito e a senhora Maria Audeci Góes Ferreira Martins Secretária de Educação, para que seja doado o grupo Escolar do Sítio Solta e do Sitio Serrote para que seja usado como associação dos moradores do sítio e comunidades adjacências. Ainda também solicitou ao Exmo. Prefeito Senhor Clebel Cordeiro e ao senhor Orlando Parente, Secretário de Serviços Públicos ou Senhor Maurílio Sampaio, Secretário de Obras, que realize a reforma na caixa de energia e luminárias da quadra de esporte da Escola Antônio Vieira de Barros, que encontra –se danificada e exposta há mais de três meses. Relatou Requerimento de sua autoria em que pede melhorias nas merendas das escolas Municipais na região de Conceição das Crioulas. Pediu ao Secretário de Agricultura providências quanto ao milho da Conab distribuído aos agricultores do Município.

O vereador Veronaldo Gonçalves Ribeiro, apresentou Moção, formulando votos de aplausos ao Senhor Francisco de Assis Alves de Carvalho, (Dr. Assis), pela passagem dos seus 69 anos. Parabenizou os aniversariantes da semana. Pediu providências na iluminação pública e esgoto de Umãs. Parabenizou Dr. Francisco de Assis Alves de Carvalho pelo seu aniversário. Parabenizou os profissionais de saúde que são tão importantes em nosso Município.

O vereador Hercílio de Alencar Carvalho apresentou Moção, formulando votos de aplausos para Dr. João Paulo Rodovalho, coordenador do curso de direto, alunos, professores e todos os organizadores da IV SEJIS, semana de estudos jurídicos interdisciplinares, realizado pela FACHUSC, dos dias 15 a 19 de maio. Solicitou também ao Exmo. Sr. Prefeito do município em caráter de urgência, no sentido de promover a pavimentação e iluminação do trecho ligando a BR 232 ao Campus UPE Salgueiro. Requisitou ao Exmo. Sr. Prefeito do município, que faça gestão no sentido de promover melhorias no transporte escolar do Distrito de Pau Ferro. Demandou para que seja convocado o Senhor Prefeito Clebel Cordeiro para esclarecer as questões relativas a contratação da empresa que está executando o serviço de limpeza público do município.

O vereador Erivaldo Pedro Pereira, apresentou moção formulando votos de aplausos e reconhecimento aos Garis de todo Brasil, em especial aos de nossa Salgueiro – PE.

O vereador Auremar de Carvalho Barros, solicitou ao Exmo. Senhor Prefeito Clebel Cordeiro, para que seja feito o calçamento na Travessa Ulisses Trapear no Bairro planalto e o calçamento na Travessa Antônio Nogueira de Melo no Bairro Imperador.

O vereador Antônio Pires de Sá usou de suas prorrogativas, cumpridas as normas regimentais para solicitar ao Exmo. Prefeito Clebel de Cordeiro que seja feito o conserto do calçamento da Rua Alexandre Parente no Bairro Santa Margarida em nosso município.

O vereador George Arraes Sampaio , requereu ao Senhor Prefeito Clebel Cordeiro, e aos Secretários de Cultura (Henrique Sampaio) e de desenvolvimento econômico ciência e tecnologia (Gildemberg Dias), para que seja dado apoio e incentivos aos nossos artistas da terra e região como: Tarciano Santos, Jairoca, Baltazar e Thiago, Zeca Bota Bom, Raniere e banda, Danilo Pernambucano , Kinho Callou, e dentre outros artista locais, e roda sanfoneiros ,como também o apoio a Quadrilha Junina Nação Sanfonear. Com todos esses artistas podemos fazer o melhor São João de nossa região.

O Vereador José Carlos Parente, requereu Exmo. Senhor Clebel Cordeiro, e ao Senhor Juliano Barros Secretário de Desenvolvimento Rural, no sentido de envidar esforços para que seja executado a limpeza de cacimba na propriedade de Laurindo Antônio de Sá, com a máquina retroescavadeira. Solicitou também ao Senhor Prefeito, Clebel Cordeiro, junto à Compesa para que seja tomada as providências quanto ao fornecimento de água para os moradores do Bairro Santa Margarida.

O vereador Augusto Matias Neto, solicitou ao Exmo. Sr. Prefeito Clebel Cordeiro e a Secretaria de Serviços Públicos , que veja a situação da falta de iluminação no mercado público de nossa cidade. O mesmo Indicou ao Exmo. Sr. Prefeito Clebel Cordeiro, e a Secretaria de Obras, que seja feito uma lombada em frente da residência do senhor Luiz Lemos nº 1272 , na Rua Valdemar Menezes no Bairro Nossa Senhora Aparecida. O Falou da necessidade de melhorias na iluminação pública do mercado público. Falou de atos de quebra de decoro que estão se perpetrando na Casa e que não se coaduna com a postura dos Vereadores da Casa. Falou de sua postura na Casa.

A vereadora Maria da Paz Soares Freire, solicitou ao Senhor Prefeito Clebel Cordeiro junto ao Secretário de Serviços Públicos o Sr. Orlando Parente o calçamento e rede de esgoto da Rua Emídio Martins Vieira, próxima a Praça Antônio Anselmo no Bairro Santa Margarida, E os calçamentos das Ruas Antônio Pereira Lima, Rua J10, Rua L-11 e da Rua Leonardo da Vinci todas no Bairro Jardim Primavera. A mesma Criticou o pronunciamento de um Vereador que desrespeitou todos os colegas e a categoria. Relatou repúdio a quem busca denigrir a imagem dos demais colegas.

O Vereador Flávio Barro, apresentou uma indicação a mesa diretora e ao presidente da comissão de finança e orçamento a realização de plenárias itinerantes da câmara municipal nos bairros, distritos e/ou outras localidades da zona rural, a fim de discutir o PPA (Plano Plurianual) para o quadriênio de 2018/2021, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2018 e LOA (Lei Orçamentária Anual) 2018. O mesmo também relatou que a empresa Enza terá dois canteiros de obras, uma em Pena forte e outro em Salgueiro.

O Vereador Pedro Pereira, apresentou o requisitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro, a CODEVASF e o IPA, no sentido de que seja feito um levantamento na região do 5º distrito de Salgueiro para vê a possibilidade de perfurar poços artesianos. O mesmo usou o seu tempo na Tribuna para parabenizar o Sr. Francisco de Assis Alves de Carvalho, os Vereadores Auremar Carvalho e Ednaldo Barros e a funcionária da Casa Bernadete pelo aniversário. Relatou o trabalho que feito de melhorias na estrada que dá acesso a Escola Agrícola de Umãs, sobre a obra no posto de saúde do Pau Ferro que está prestes a ser concluída e as melhorias que estão sendo implementadas na quadra do Pau Ferro.

Assessoria

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.