Salgueiro

Câmara de Vereadores de Salgueiro realiza 20ª Sessão Ordinária

20ª REUNIÃO ORDINÁRIA DO PRIMEIRO PERÍODO DA PRIMEIRA SESSÃO LEGISLATIVA DA LEGISLATURA 2017/2020 DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DO SALGUEIRO-PE.

Os Vereadores de Salgueiro se reuniram nesta quinta feira (08 de junho de 2017) em Sessão Ordinária, sob a Presidência do Vereador Auremar Carvalho, assistido pelos secretários/vereadores Flávio Barros, 1º Secretário e Maria da Paz Soares, 2ª Secretária. Estiveram presentes os Vereadores Olavo Bruno Filgueira, Pedro Pereira, Erivaldo Pereira, José Carlos Parente, Veronaldo Gonçalves, George Arraes, Eliane Alves, Antônio Pires, Hercílio de Alencar e Augusto Matias. Ausência justificada dos Vereadores André Luiz Alves Neves e Ednaldo Barros, onde foram apresentados e discutidos Projetos de Lei, requerimentos, moções e indicações de extrema relevância para nosso município.

A Sessão Ordinária teve a participação do Exmo. Senhor Alvinho Patriota, representante da ONG Rancho Verde Vida, ocupou à Tribuna. Saudou a todos. Relatou de sua história política como Vereador nesta Casa. Falou que no último dia 05 deste mês foi o dia mundial do meio ambiente. Falou sobre as políticas públicas e privadas em favor do meio ambiente equilibrado e saudável. Mostrou as necessidades de mais políticas privadas em relação ao meio ambiente. Relatou a despesa dos entes públicos na limpeza e conservação das vias públicas Falou da necessidade dos cidadãos bem gerirem seus resíduos em prol de um meio ambiente saudável e da importância das famílias saberem destinar de forma devida seus resíduos. Falou sobre o Tratado de Paris, onde considera o maior avanço do planeta em relação ao meio ambiente este Tratado. Relatou que o segundo maior poluidor do País quer sair do Tratado, que é os Estados Unidos da América, onde entende que tal pretensão de seu atual Presidente não irá prosperar. Falou do lago em Salgueiro que recebia 100% dos dejetos da região, onde hoje se encontra revitalizado, com a retirada do esgoto de dentro. Apresentou o projeto social para o lago; reestruturação e a recuperação do meio ambiente degradado, que pode e deve ser revitalizado. Indagou sobre as casas e moradias próximo a localidade do lago em que está sendo despejado resíduos indevidos próximos as residências. Relatou sobre os esgotos de áreas próximos do lago que despejam todo o esgoto na barragem, entre outras áreas em que o esgoto corre a céu aberto, onde deveria haver um melhor cuidado com o saneamento do Município.

O vereador Erivaldo Pedro Pereira- Apresentou na Casa do Legislativo Projeto de Lei Ordinária- 13/2017, onde solicita para que fique denominado no calendário de festividades do município de Salgueiro, os festejos do Padroeiro São José no DNOCS (Boa Vista), no período de 10 a 19 de março. Este projeto volta ao plenário para quê seja dado os pareceres. Apresentou também uma Moção, Formulando votos de aplausos, ao senhor Francisco João dos Santos popular (Cabo Chico), pela passagem do seu aniversário. Requereu ao Excelentíssimo Senhor Prefeito, Clebel de Souza Cordeiro, que autorize a secretaria responsável a fazer obra de pavimentação em paralelepípedo (calçamento), na Rua Pimenta 04, Rua Emídio Martins Vieira, Rua São José (por trás da Escola Antônio Vieira) e na Travessa São José – Bairro Santa Margarida. Solicitou, para que seja feita obra de pavimentação em paralelepípedo (calçamento), na Rua Cabo João Vieira de Marins – Bairro Nossa Senhora de Fátima (antigo Everest).

A vereadora Eliane Alves, apresentou o Projeto de Lei Ordinária

14/2017, que retorna a Casa Legislativa, para que sejamdados os pareceres, o qual pede para que se torne obrigatório fixar e divulgar através da mídia e redes sociais, lista dos médicos e do responsável pelo atendimento na Unidade Básica de Saúde – UBS. Retorna também para resultado de pareceres o Projeto de Lei Ordinária- 18/2017, Que pede para que seja divulgada a relação dos medicamentos disponíveis na rede pública municipal de saúde, bem como endereços e telefones das Unidades Básicas de Saúde – UBS da área urbana e distritos de nossa cidade.

O vereador Antonio Pires, apresentou na Casa Legislativa, o Projeto de Lei Ordinária- 21/2017, que obriga o Prefeito ou o seu secretário, vir até a câmara, apresentar os Projetos de Lei de origem do Poder Executivo, e dá outras providências.

A Vereadora Paizinha Patriota, apresentou o Projeto de Lei Ordinária- 22/2017, Solicitando que seja, instituída ações de revitalização de mananciais públicos e dá outras providências. A mesma através de moção de aplausos manifestou votos de congratulações aos 117 anos do Apostolado da Oração na Paróquia Santo Antônio da Diocese de Salgueiro-PE. Requisitou que seja encaminhado ao Secretário de Desenvolvimento Rural, o Sr. Juliano Barros, no sentido de que sejam providenciadas horas máquina para terraplenagem da travessa que liga as Ruas Expedicionárias Pedro Barros e Valdemar Menezes no Bairro Nossa Senhora Aparecida e horas máquinas para reparos da estrada do Sitio Uri (próximo da Igreja Presbiteriana da comunidade). Requisitou ao Senhor Prefeito do Município Clebel Cordeiro junto ao Secretário de desenvolvimento urbano e obras para que seja feito o calçamento e rede de esgoto da Rua José Carlos no Bairro Alto dos Abelhas.

O vereador Bruno Marreca, apresentou Moção de pesar aos familiares de Ester Sampaio Cruz, conhecido como “Tia Tega” pelo falecimento do mesmo, ocorrido no dia 05 de junho do corrente ano, na cidade de Salgueiro.

O vereador Auremar de Carvalho Barros, Requisitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro junto ao secretario de obras, para que seja feito o calçamento da Rua Argentina Alencar Sampaio no Bairro Nossa Senhora das Graças, solicitou também ocalçamento da Rua Cosmee Damião (antiga rua 10) Bairro Copode Cristaleda Rua Adv. Manoel Adernil Januário, Rua José Belarmino Ângelo no Bairro Nova Olinda.

O vereador Augusto Matias Neto, Solicitou ao Sr. Prefeito Clebel Cordeiro que providencie o calçamento da Rua Antônio Pereira de Lima no Bairro Primavera e o calçamento da Rua Mariano Joaquim de Souza no Bairro Novo horizonte

O vereador George Arraes Sampaio, fez um apelo ao Exmo.Sr. Prefeito Clebel de Souza e ao Secretário de Cultura e Esporte Henrique Sampaio, que seja tomada as providências sobre a Biblioteca Municipal de nossa cidade, para que seja feito em caráter de urgência uma limpeza na área externa, manutenção dos computadores, conserto de cadeiras que estão danificadas, obtenção de um bebedouro a mesma esta faltando material de limpeza, que tudo isso seja providenciado o mais rápido possível.

O Vereador Professor Hercílio de Alencar, requisitou ao Exmo. Sr. Prefeito para fazer gestão junto a Celpe, no sentido de promover melhorias na iluminação pública da Rua Poeta Antão Lopes de Barros no Bairro Nossa Senhora das Graças e na Avenida Santa Cruz no Bairro Primavera, neste município. Solicitou ao Exmo. Sr. Clebel , que seja feita melhorias da estrada que dá acesso ao Distrito de Pau Ferro. Pediu ao Exmo. Sr. Prefeito, que faça gestão junto ao Secretário de Desenvolvimento Rural o Sr. Juliano Barros, no sentido de promover melhorias na estrada que dá acesso ao sítio oiticica, localizado neste município. Sendo que na mesma trafegam ônibus que transportam alunos da rede pública e privada de ensino, além de pessoas que se deslocam até o Sítio para momentos de lazer, sem fins lucrativos. Mesmo requerimento outros vereadores subscreveram como; Erivaldo Pereira, Eliane Alves, Veronaldo Gonçalves e Bruno Marreca. O nobre vereador também solicitou para que seja feita a pavimentação da Rua Poeta Antão Lopes de Barros, Bairro Nossa Senhora das Graças e da Avenida Santa Cruz, no Bairro Primavera, deste município. Indicou ao Sr. Prefeito, que faça gestão tendo em vista o difícil acesso de trafego na Av. Antônio Angelim, por conta do congestionamento de carros estacionados nas duas vias. Que seja solicitado ao DTTRANS que organize os carros para que os mesmo estacionem em uma única via.

O vereador José Calos de Carvalho Parente, solicitou ao Excelentíssimo Senhor Superintendente do DNIT, no sentido de envidar esforços para que seja executada a reativação das lombadas eletrônicas na BR 232, inclusive a que faz o retorno de frente a concessionária Honda.Requisitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e o secretario de desenvolvimento urbano e obras o Senhor Maurílio Sampaio Carvalho, no sentido de envidar esforços para que seja executada a construção de uma lombada na Rua Arcôncio Vieira, no Bairro Nossa Senhora das Graças.

O vereador Pedro de Compadre, solicitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Agricultura o senhor Juliano Barros, no sentido de que seja feito melhorias nas estradas da Vila Queimada Grande e Uri. Também requisitou ao Excelentíssimo Senhor Prefeito e o Secretario de Cultura e Esporte Henrique Sampaio para que seja feito um melhoramento na quadra esportiva da vila queimada. Indicou ao Senhor Prefeito Clebel Cordeiro e ao Secretario de Serviços Públicos Orlando Parente, no sentido de que seja feito melhorias na iluminação publica em todos os distritos: Umãs, Conceição das Crioulas, Pau Ferro, Vasques, tanto nas vilas como na zona rural.

O vereador Veronaldo Gonçalves Ribeiro, requereu ao Exmo. Senhor Prefeito, que seja feito a manutenção na rede de esgoto da Rua Francisco Rodrigues de Lima 02 ,localizada no 3° Distrito de Umãs, bem como o calçamento da mesma. Indicou também ao Exmo. Sr Prefeito e o Secretário de Desenvolvimento Urbano e Obras, para que seja feita a pavimentação asfáltica das principais ruas do 3° distrito de Umãs, iniciando na Rua Capitão Tonheiro, passando pelas Ruas São Sebastião, 05 de janeiro, Antônio Pereira Dum, Edésio Pereira de Barros, Catarina Parente de Sá, finalizando na Rua Cícero Barros.

Assessoria




Compartilhe:

Leia também: