Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » El Niño: Seca de intensidade excepcional no Sertão vai ser longa; APAC reforça previsão de falta de chuvas no início de 2016
Notícias

El Niño: Seca de intensidade excepcional no Sertão vai ser longa; APAC reforça previsão de falta de chuvas no início de 2016

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues21/10/2015Atualizada:19/12/2015Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


Barragem de Itaparica (Foto: Lúcia Xavier)
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (APAC) divulgou nesta terça-feira (20), o relatório Análise das Condições Oceânicas Outubro/2015, de acompanhamento do El Niño, evento cíclico que está provocando a seca de intensidade excepcional no Sertão de Pernambuco, incluindo a região de Itaparica, como mostra o mapa abaixo. Todo o Estado vive situação de seca, em diferentes graus, situação que levou à renovação do estado de emergência, decretado pelo Governo de Pernambuco há poucos dias e as previsões de evolução do fenômeno são negativas para nossa região. 
De acordo com o documento publicado ontem, “o índice oceânico indica que a intensidade do fenômeno El Niño, no trimestre julho-agosto-setembro, ficou no limiar entre moderado a forte”. Além disso, as previsões sobre o El Niño “indicam que praticamente não houve mudanças, em comparação com as condições apresentadas no boletim do mês de setembro, com respeito à permanência do fenômeno até o término do período chuvoso do Sertão Pernambucano e Agreste (semiárido) de 2016. Portanto, espera-se que a chuva nessas duas regiões fique abaixo da média para o período de janeiro a abril”.  
Veja abaixo o relatório do Monitor de Secas do Nordeste (Mapa Validado Setembro/2015), com Pernambuco em destaque. 

Fonte: APAC/PE in: Monitor de Secas do Nordeste do Brasil Setembro/2015 – Montagem mapas: Lúcia Xavier/Blog de Assis Ramalho

Resumo de descrição dos mapas S0-S4: O Monitor de Secas possui uma legenda que identifica as áreas de secas classificadas pela intensidade, variando de S1 (seca menos intensa) até S4 (a mais intensa). S0 indica que são áreas com condições de umidade anormalmente baixa e estão secando e podem, possivelmente, virar áreas de secas.

C e L: Estas letras indicam como a seca e o déficit de umidade têm impactos sociais, ambientais ou econômicos ao longo do tempo: 
C = Seca de Curto Prazo, normalmente atuando por 4 meses ou menos (ex. agricultura)
L = Seca de Longo Prazo, normalmente atuando por mais de 12 meses (ex. hidrológico e ecológico)

Classificação de Severidade da Seca


Redação do Blog de Assis Ramalho/Ouricuri Em Foco

Informações: Monitor de Secas do Nordeste e APAC/PE
Arte: Lúcia Xavier sobre Mapa da APAC/PE
Quarta-feira, 21 de outubro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Gostou do conteúdo? Compartilhe.
chuvas El-Niño excepcional falta intensidade previsão seca sertao
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Voto no segundo turno também vale como Prova de Vida no INSS

21/10/2026

Últimos dias para inscrição no Processo Seletivo 2027 do Campus Ouricuri

21/10/2026

TSE não participa de mudança de locais de votação, diz Nunes Marques

21/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

11/10/202620 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.