Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Festas e shows em municípios com salários atrasados na mira do MPCO
Pernambuco

Festas e shows em municípios com salários atrasados na mira do MPCO

Por 04/08/2017Atualizada:04/08/20176 Comentários Leitura 3 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em fala ao final da sessão desta quarta-feira (2) no Tribunal de Contas do Estado (TCE), o procurador do Ministério Público de Contas de Pernambuco (MPCO), Cristiano Pimentel, defendeu uma posição mais rigorosa sobre as festas e shows, nos municípios com salários de servidores e contribuições previdenciárias em atraso.

Para o procurador, algumas situações objetivas estão ultrapassando os “limites do razoável”.

Esta semana, o TCE suspendeu a festa da padroeira de São Lourenço da Mata, na qual o prefeito Bruno Pereira (PTB) pretendia gastar 1,5 milhão de reais de recursos municipais. A festa estava orçada no total em 4 milhões de reais (com patrocínios) e teria shows de Luan Santana e Wesley Safadão. A Prefeitura está parcelando em dez vezes salários atrasados desde 2016 dos servidores, inclusive décimo-terceiro. Este débito com os servidores foi o principal motivo, dado pelo relator Dirceu Rodolfo, para suspender a festa.

Na semana passada, o TCE já tinha enviado um “alerta” ao prefeito de Trindade, por uma situação semelhante, atrasos em salários e nas contribuições da previdência. Neste caso, como os auditores só terminaram a averiguação no dia da festa, o TCE não pode suspender a 3ª Festa do Gesso de Trindade, mas vai agora julgar a conduta do prefeito Éverton Costa (PSB).

“É importante dizer que não somos contra festas, apenas temos cuidado com esta situação objetiva, de gastar os recursos próprios do município, enquanto os servidores não recebem em dia. Para nós, é uma evidente contradição gastar com festa, enquanto o servidor não tem dinheiro nem para fazer a feira”, destacou Cristiano Pimentel.

O procurador do MPCO destaca o respeito pela autonomia dos municípios e dos prefeitos, caso estejam com as contas em dia.

“Quando o salário dos servidores está em atraso, se torna uma questão constitucional, pois pode haver violação dos princípios da moralidade, razoabilidade e impessoalidade. Com as contas em dia, é claro que deve ser assegurada a discricionariedade dos prefeitos, pois eles foram eleitos para fazer estas escolhas de gastos. Todavia, mesmo assim, como cidadão, eu vejo com reservas dar uma festa com um posto de saúde precário na cidade, como acontece muito”, lembra Cristiano.

No julgamento da cautelar de São Lourenço da Mata, ocorrido nesta segunda-feira (31), o procurador Gustavo Massa, destacou a natureza alimentar dos salários atrasados dos servidores de São Lourenço da Mata. “Isso pode ser alimentos que está faltando na mesa de muitos servidores. O gestor tem que se responsabilizar por isso”, destacou Gustavo Massa.

Segundo o MPCO, denúncias dos próprios servidores prejudicados estão dando destaque ao problema. Através da Ouvidoria do TCE, o órgão tem recebido várias reclamações contra festas e shows em prefeituras do interior.

Confira também…

*Família do ex-governador Eduardo Campos evita prescrição do caso e obriga Cessna e União a colaborarem com elucidação do acidente

*Justiça do RJ suspende aumento em todo o país dos combustíveis

*Paris Saint-Germain anuncia a contratação de Neymar, o mais caro da história

*Procons adiam fiscalização sobre cobrança diferenciada para homens e mulheres

*“Herói” de ciberataque global é preso pelo FBI

*Temer calcula com otimismo votos a favor da reforma da Previdência

*Dilma diz que deputados que ‘salvaram’ Temer são os mesmos que iniciaram impeachment

* Liberação de emendas não foi a salvação de Michel Temer na Câmara

Festas show municípios municípios mira MPCO municípios salários atrasados
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email

    Posts relacionados

    Meses após concessão da Compesa à iniciativa privada pelo governo Raquel Lyra, conta de água vai aumentar 

    21/10/2026

    Eleição da Mesa Diretora da Alepe em 2027 já movimenta bastidores da política pernambucana

    20/10/2026

    Apenas seis seções eleitorais terão mudança de endereço no segundo turno em Pernambuco

    19/10/2026
    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Publicidade
    Anuncie Aqui!
    Matérias populares

    Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

    21/04/202639 Visitas

    Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

    21/08/201733 Visitas

    COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

    11/10/202620 Visitas
    Categorias
    Ouricuri em Foco
    Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
    • Brasil
    • Ouricuri
    • Pernambuco
    • Política
    © 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

    Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

    Bloqueador de anúncios ativado!
    Bloqueador de anúncios ativado!
    Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.