Home Brasil STF retoma hoje julgamento sobre validade de leis que proíbem uso do...

STF retoma hoje julgamento sobre validade de leis que proíbem uso do amianto

0
Caixas d'água de amianto - Foto Wilson Dias/Arquivo Agência BrasilWilson Dias/Arquivo Agência Brasil

O julgamento das ações que questionam leis dos estados de Pernambuco, São Paulo e do Rio Grande do Sul que proíbem a produção, comercialização e o uso de produtos com amianto vai ser retomado hoje (10) pelo plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). O julgamento foi interrompido após pedido de vista do ministro Dias Toffoli, no dia 23 de novembro de 2016.

Nessa quarta-feira (9), o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou nota em que defende, junto com outras entidades, o banimento total da produção, comercialização e do uso da fibra de amianto no país.

Segundo o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, não existem níveis seguros de exposição ao amianto. “Não há como eliminar o risco na manipulação de fibras do amianto, elas ficam em suspensão”, disse.

“A partir de estudos que comprovam que não existe manipulação segura do amianto, nosso propósito é trabalhar pelo banimento total dessa fibra no Brasil”, acrescentou o procurador.

Em agosto de 2012, o STF promoveu audiência pública para discutir o assunto, quando foram ouvidos mais de 30 especialistas entre cientistas, representantes da indústria, do governo e de entidades de apoio aos trabalhadores expostos ao amianto.

No mesmo ano, o MPT criou o Programa Nacional de Banimento do Amianto e, desde então, vários termos de ajustamento de conduta (TAC) foram acordados com empresas que concordaram em substituir o amianto por outro material.

“Em São Paulo, por exemplo, as duas últimas empresas que ainda usavam amianto, por força do ajustamento de conduta com o MPT, deixaram de usar em janeiro deste ano. O mesmo aconteceu no Rio Grande do Sul, em junho deste ano. Em Santa Catarina, a única empresa do setor no estado firmou acordo com o MPT e em 2016 deixou de usar amianto”, diz a nota do Ministério Público.

Aécio Amado – Repórter da Agência Brasil

Confira também…

*Bodocoense é morto a tiros na presença de uma criança de 6 anos em Ouricuri

*Site atualiza roteiro de Lula pelo Nordeste e Granito é incluso, Ouricuri fica de fora

*João Doria leva ovada durante visita a Salvador; veja vídeo

*Temer vai confiscar RPVs e precatórios que não foram sacados num prazo de 2 anos

*Pagamento da taxa dos bombeiros em Pernambuco é obrigatório

*Temer compra deputados para se livrar de cassação e lança MP contra servidor

* Sai o roteiro completo da caravana de Lula pelo Nordeste, Ouricuri incluso (31 de agosto)

*Deputada chamada de ‘gostosa’ vai recorrer ao Conselho de Ética

*Secretaria de Trabalho de PE abre seleção para contratar 257 profissionais; há vagas para Araripina

Os comentários abaixo não expressam a opinião do blog Ouricuri em Foco e são de responsabilidade exclusiva dos respectivos autores.

Please enter your comment!
Please enter your name here