Foto: Roberto Stuckert/PT




Desde que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conseguiu sair vitorioso na disputa eleitoral contra Jair Bolsonaro (PL), o que mais surge nas redes de desinformação são histórias sobre "mortes" de Lula.


Desde o início de novembro, as principais buscas sobre o nome de Lula estão vinculadas com mortes, internações, infartos, AVCs, envenenamentos e até clones de dez dedos.


Motivada inicialmente pelo isolamento do presidente eleito na primeira semana após os resultados, causada por uma viagem de descanso à Bahia, os boatos não param de circular.


A última fake news sobre o assunto desmentida pelo site boatos.org, que se dedica a desmentir histórias que circulam por redes de mensagens, relatava que Lula morreu desde o dia 5 de novembro, mas que seu corpo estava escondido no Hospital Sírio-Libanês. O hospital de São Paulo é personagem em diversas das fake news sobre a saúde do presidente eleito.


Apesar de realmente ter sido internado neste domingo (20) para retirar uma leucoplasia da garganta, placa esbranquiçada causada por esforço, Lula passa bem e não detém demais problemas. A cirurgia apontou que as lesões eram benignas e vinculadas apenas ao esforço da voz após longo período de campanha.


As demais histórias sobre infartos e AVCs buscam apenas causar pânico na população, gerando instabilidade no sistema democrático que já está sendo questionado por alguns grupos. Veja algumas das fake news que circularam sobre o presidente eleito:


Grande parte desses conteúdos falsos já foram desmentidos pelo Blog de Jamildo, sempre cheque a veracidade das informações que chegam em aplicativos de mensagens ou redes sociais.


Cynara Maíra

JC Online

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem