O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, na quarta-feira (29), mapas atualizados com os novos limites de 174 municípios do País, dos quais 50 são de Pernambuco [veja quais são no final do texto].


As mudanças na divisão político-administrativa dessas cidades aconteceram entre 1º de maio de 2021 e 31 de julho de 2022.



Pernambuco foi o segundo estado com maior número de mudanças nos limites municipais, atrás apenas do Rio Grande do Sul (61 municípios), e à frente do Paraná (47). Também houve alterações em Mato Grosso (seis), Maranhão e Rio Grande do Norte (três em cada), além de Tocantins e Goiás (dois em cada).


“As atualizações acontecem a partir da publicação de nova legislação, decisão judicial e relatórios/pareceres técnicos confeccionados pelos respectivos órgãos estaduais responsáveis pela divisão político-administrativa de cada estado e encaminhados ao IBGE”, explica o coordenador de Estruturas Territoriais, da Diretoria de Geociências do IBGE, Roberto Tavares.


Veja a lista dos municípios:


Água Preta

Alagoinha

Amaraji

Angelim

Arcoverde

Barra de Guabiraba

Belém de Maria

Belo Jardim

Bonito

Brejinho

Buíque

Cabo de Santo Agostinho

Camocim de São Félix

Capoeiras

Catende

Chã de Alegria

Chã Grande

Cortês

Escada

Floresta

Gameleira

Glória do Goitá

Gravatá

Ibimirim

Inajá

Itapetim

Joaquim Nabuco

Jucati

Jupi

Machados

Manari

Moreno

Orobó

Palmares

Passira

Pedra

Pesqueira

Poção

Pombos

Primavera

Ribeirão

Sanharó

São João

São Joaquim do Monte

São José do Egito

São Lourenço da Mata

São Vicente Férrer

Tupanatinga

Venturosa

Vitória de Santo Antão


+ O sites do IBGE traz todos todos os mapas atualizados - confira aqui, neste link.


Brasil ficou maior


O território brasileiro aumentou em 72,2 quilômetros quadrados em 2022. A constatação é de levantamento do IBGE. O estudo ajustou o total da área do país para 8.510.417,771 km².


Segundo o IBGE, o aumento do território deve-se a novos delineamentos de fronteira internacional em trechos do Amazonas, Rondônia, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.


O aprimoramento, complementa o IBGE, decorre da realidade física dos rios da região e está em conformidade com dados fornecidos pelas Comissões Demarcadoras de Limite do Ministério da Relações Exteriores.


Fonte - Portal Folha de Pernambuco

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem