As três regiões dos sertões do Araripe, Central e do São Francisco  juntas têm mais de 1 milhão de habitantes

As questões hídricas relacionadas ao abastecimento para o plantio, consumo humano e animal  foi o destaque levantado por representantes do meio rural que estiveram nas salas temáticas de Agricultura e Meio Ambiente do Seminário Ouvir para Mudar, realizado neste sábado (02), pelo Governo do Estado nas regiões do Araripe (Araripina, Bodocó, Exu, Granito, Ipubi, Moreilândia, Ouricuri, Santa Cruz, Santa Filomena e Trindade) e Sertão Central (Cedro, Mirandiba, ParnamIrim, Salgueiro, São José do Belmonte, Serrita, Terra Noca e Verdejante. No total, serão 12 Regiões de  Desenvolvimento RDs) ouvidas, para construir o Plano Plurianual ( PPA2024/2027). 

"Sem produção no campo, a comida não chega na mesa da população", com essa frase, a secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, parafraseou na plenária, a camponesa Vani Souza que falou na Sala Temática, da fome e pediu um olhar para a produção de alimentos. "Edésio Medeiros, de Ouricuri, eleito para representar a Sala Temática falou que a agricultura familiar demanda água. "Precisamos de cistetas para universalização da água", disse, acrescentando também que o IPA tem os melhores quadros de pessoal, mas tem sido pouco aproveitado por falta de estrutura. Proteção animal, agroecologia incentivo à agricultura orgânica, regularização fundiária, apoio à aração de terra e produção de silagem e educação ambiental estavam entre as questões. 

Na escuta da tarde de sábado, no Sertão Central, em Salgueiro,  a demanda continuou por água. Recuperação de barragem, construção de cisterna, transposição do Rio São Francisco. O indígena Ciatkun Umã, Dougival Santos, falou da necessidade da recuperação da Barragem de Conceição das Crioulas. A  secretária de Desenvolvimento Agrário, Agricultura. Pecuária e Pesca, Ellen Viégas, fez a escuta com a secretária de Meio Ambiente, Ana Luísa Ferreira, eos secretáris Executivos Bruno França e Karla Godoy. As duas plenárias foram encerradad pela governadora Raquel Lyra. 

Ouvir para Mudar - No site ouvirparamudar.pe.gov.br, o governo apresenta 27 propostas de programas governamentais e convida a população a votar nas que considerar prioritárias. Também no site cada cidadão poderá contribuir com propostas que podem partir de uma necessidade de ação, políticas ou serviços públicos de algo que acredite que deve ser aprimorado pelo governo. Após esse momento, as sugestões serão analisadas e categorizadas de acordo com temas, regiões ou grupos sociais.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem