Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Em e-mail, secretário de Cabral escancara cobrança de propina
Política

Em e-mail, secretário de Cabral escancara cobrança de propina

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues22/11/2016Nenhum comentário Leitura 3 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em 2012, o então secretário de Obras do Rio de Janeiro, Hudson Braga, cobrou por e-mail a “caixinha” que deveria ser paga pelo então subsecretário, José Iran Peixoto Jr., e pelo chefe de gabinete à época, José Orlando Rabelo. Braga e Rabelo foram presos na última quinta-feira, na operação Calicute, que levou para a prisão o ex-governador Sérgio Cabral.

Segundo a edição desta terça-feira do jornal Folha de S. Paulo, Braga fez uma reclamação ao então auxiliares por um e-mail intitulado “caixinha”. “O prazo dos srs esgotou hoje e nenhum de vocês dois me trouxeram nada!!! Eh lamentável eu ter que ficar cobrando!!! Gostaria de inverter essa lógica!!! Foi minha última cobrança!! (sic)”, diz o e-mail, enviado em 31 de agosto de 2012.

Veja também:

  • Brasil Cabral diz que Pezão era o responsável pelas obras do Maracanã

A mensagem consta do pedido de prisão feito pelo Ministério Público Federal (MPF). Atualmente, José Iran Peixoto Jr. é o atual secretário da pasta e não está sob investigação – sequer é citado nos autos.

Assim como Braga, ele acompanhou o atual governador, Luiz Fernando Pezão (PMDB), por toda a gestão Cabral. Pezão foi o titular da Secretaria Estadual de Obras entre 2007 e 2011. Nesse período, Hudson Braga era o subsecretário executivo da pasta e Iran, subsecretário de Saneamento e de Obras Metropolitanas.

Iran também já ocupou cargos na assessoria da vice-governadoria, quando Pezão ocupava este posto. O arquiteto e engenheiro foi nomeado o titular da pasta em julho de 2014, quando o peemedebista assumiu o Estado, após a saída de Cabral.

No dia seguinte ao envio do e-mail, Rabelo, que é apontado como operador financeiro da quadrilha que assaltou os cofres públicos, responde dizendo que falaria com Braga “pessoalmente sobre este item”. Dessa vez, Iran não estava copiado na mensagem.

Leia mais:

Justiça nega pedido de liberdade de Cabral

Escritório de esposa faturou R$ 73 mi durante gestão Cabral

Para a Procuradoria, a mensagem é uma cobrança a Rabelo “por este não ter entregado possivelmente dinheiro oriundo de propina”. De acordo com o MPF, Braga cobrava de empreiteiras a chamada “taxa de oxigênio”, que correspondia a 1% dos contratos de obras no Estado.

Até agora, o MPF tem provas de que a propina foi solicitada em três obras: a reforma do estádio do Maracanã, as obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) nas favelas e a construção do Arco Metropolitano do Rio. O esquema foi citado por executivos das construtoras Andrade Gutierrez e Carioca Engenharia.

De acordo com as investigações, os pagamentos ao então secretário de Obras eram autorizadas pelo ex-secretário de Governo Wilson Carlos. À Folha, Iran não comentou o caso.

VEJA.com

Cabral cobrança e-mail escancara propina secretário
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Janones diz que não aceitará ministério de Lula e explica decisão nas redes sociais

03/11/2026

Janones se reúne com Cristina Kirchner na Argentina para discutir apoio à oposição a Milei

03/11/2026

Após deixar o Brasil, Flávio diz que não se arrepende de suas ações e critica Moraes

02/11/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

11/10/202620 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.