No meu comentário para o Jornal Itapuama desta quarta-feira (4) , fiz uma analise dos resultados das eleições de meio de mandato (midterms) nos Estados Unidos, o cenário classifico como uma grande derrota política para o presidente Donald Trump.
Embora continue governando e possa recorrer ao poder de veto, Trump enfrentará fortes dificuldades para avançar com suas políticas internas e externas. A insatisfação do eleitorado com o aumento de tarifas de importação, a alta da gasolina decorrente de conflitos com o Irã, a política de perseguição a latinos e os impactos na economia local.
O comentário destaca ainda a repercussão do discurso do pastor presbiteriano progressista James Talarico, eleito no Texas, que rebatendeu críticas de Trump ao confrontar políticas de corte de assistência médica, deportação e conflitos armados com os preceitos cristãos de amor ao próximo. Para este jornalista, o resultado enfraquece o grupo de Donald Trump e sinaliza um desgaste para seus aliados internacionais, incluindo no Brasil

