Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Cirurgia bariátrica passa a ser procedimento mais comum entre os brasileiros
Brasil

Cirurgia bariátrica passa a ser procedimento mais comum entre os brasileiros

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues28/06/2016Nenhum comentário Leitura 3 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) explica sobre a importância de fazer o melhor preparo antes da cirurgia e dá dicas de como se programar para o pós-operatório

A cirurgia bariátrica está se tornando um procedimento cada vez mais comum e frequente entre os brasileiros. O volume deste procedimento cirúrgico vem crescendo porque o número de obesos diabéticos e hipertensos tem aumentado no Brasil, assim como em países em desenvolvimento. A Dra. Sandra Fernandes, médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), recomenda a cirurgia bariátrica em pacientes que apresentarem um índice de massa corporal (IMC) superior a 40 ou quando houver alguma falência no tratamento clínico. Outros casos de recomendação são quando o IMC é superior a 35 e esse número está associado à comorbidades como diabetes, hipertensão arterial sistêmica, apneia obstrutiva do sono, artropatia severa e entre outros.

Recentemente houve uma mudança em relação ao tratamento cirúrgico de obesos graves. Doenças como asma não controlada, esteatose hepática, disfunção erétil e depressão também foram incluídas na lista de doenças que justificam uma pessoa com IMC superior a 35 passar por um processo cirúrgico de redução do estomago. Porém, a Dra. Sandra indica que, antes ser operado, o paciente passe por avaliação de toda equipe médica composta por nutrólogo, cirurgiãos, nutricionista, psicólogo, endócrino, cardiologista e pneumologista. Os exames de rotina e laboratoriais (com imagens) também são fundamentais para o processo. Outro ponto é a participação das reuniões em grupos, pois elas geralmente podem esclarecer as principais dúvidas do paciente.

Para o pós-cirúrgico, as indicações da médica nutróloga da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN) são: dieta liquida nos primeiros 15 dias, seguida por uma dieta pastosa. Após o primeiro mês, inicia-se lentamente a ingestão de alimentos sólidos. O alerta fica por conta da não ingestão de açúcares ou doces nos primeiros meses com o intuito de evitar a síndrome de dumping.

Com relação à questão envolvendo a chance de o paciente ganhar peso e voltar a ser obeso, a Dra. Sandra afirma que isso pode ocorrer em caso de pacientes que não seguem uma dieta equilibrada ou a prática de exercícios regulares. Vale reforçar que há alternativas antes do processo cirúrgico como dietas, medicamentos e atividades físicas. Outra opção é o balão intragástrico, opção que pode ser feita antes de indicar cirurgia.

Sobre a ABRAN

A ABRAN é uma entidade médica científica reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina. Fundada em 1973, dedica-se ao estudo de nutrientes dos alimentos, decisivos na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da maior parte das doenças que afetam o ser humano, a maior parte de origem nutricional. Reúne mais de 3.800 médicos nutrólogos associados, que atuam no desenvolvimento e atualização científica em prol do bem estar nutricional, físico, social e mental da população. Visite www.abran.org.br, curta a ABRAN no Facebook facebook.com/nutrologos e no Instagram @nutrologia.

Barcelona Soluções Corporativas/ABRAN

bariátrica brasileiros cirurgia comum entre mais passa procedimento ser
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Mega-Sena acumula para R$ 82 milhões; confira os números sorteados

02/10/2026

TRE-PE está no WhatsApp: eleitores podem tirar dúvidas com a assistente virtual Julia

02/10/2026

Brasil reforça proteção da eleição contra possível interferência dos EUA, diz New York Times

02/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

Ouricuri recebeu mais de R$ 69 milhões do Fundeb em 2025; veja valores detalhados

27/02/202618 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.