Marília Arraes (PDT) aparece numericamente à frente na disputa pelo Senado em Pernambuco, com 19% das intenções de voto, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (24). Humberto Costa (PT) tem 17%, e os dois estão tecnicamente empatados considerando a margem de erro do levantamento.
Na sequência aparecem Mendonça Filho (PL), com 13%, e Eduardo da Fonte (PP), com 10%. Túlio Gadêlha (PSD) registra 6%, enquanto Carlos Sant’Anna (Novo) tem 2%.
Pastor Gilvan Costa (Democrata), Paulo Rubem Santiago (Rede), Samuel Timoteo (UP) e Mariano Macedo (PSTU) aparecem com 1% cada. Gorett Bitu (UP) e Mailson da Silva Neto (PCO) não pontuaram.
Em relação à pesquisa anterior, divulgada em 11 de setembro, Marília passou de 18% para 19%. Humberto variou de 16% para 17%, Mendonça de 12% para 13%, enquanto Eduardo permaneceu com 10%. As oscilações estão dentro da margem de erro.
O Datafolha observa que Mendonça está no limite da margem em relação a Marília, embora considere estatisticamente pouco provável um empate entre os dois.
Na pesquisa espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, Marília e Humberto têm 9% cada. Mendonça aparece com 6%, Eduardo com 3%, Túlio com 2% e Carlos Sant’Anna com 1%. Outros 58% não souberam indicar em quem votar.
O levantamento ouviu 1.204 eleitores de Pernambuco com 16 anos ou mais entre os dias 22 e 24 de setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, contratada pela Folha de S.Paulo e pela TV Globo, está registrada na Justiça Eleitoral sob o número PE-08125/2026.
Fonte: Datafolha
Foto: Léo Caldas

