Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Democracia, quem sois vós? Artigo de Fernando Nivaldo Batista
Brasil

Democracia, quem sois vós? Artigo de Fernando Nivaldo Batista

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues23/03/2016Atualizada:23/03/2016Nenhum comentário Leitura 3 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

Em tempos sombrios urge indagar aos brados: Democracia, quem sóis vós?

Todos os dias acompanhamos os diversos meios de comunicação realizarem a cobertura dos últimos acontecimentos da política do nosso país como momento significativo e histórico. O cenário é de instabilidade profunda na economia e na política. No entanto, tais fatos não irão gerar, jamais, um sono mórbido na democracia.

Antes de mais nada, este artigo não quer ser um defensor deste ou daquele partido político; tampouco o de condenar ou absolver ninguém. Para isto existe a esfera do judiciário, a quem cabe investigar, julgar e condenar. Não sou cientista politico, menos ainda um catedrático em leis. Sou cidadão, isso me basta e me incentiva, dentro do direitos a mim ofertados pela Constituição, à lançar um olhar sobre a realidade atual e opinar acerca dela. Pra mim isso chama-se Democracia.

Falando em Democracia, valho-me das palavras do historiador brasileiro Leandro Karnal: “(…) A democracia não é um sistema onde todo mundo é ético, mas é um sistema onde os não éticos podem ser punidos. Não é um sistema onde todo mundo é bom, mas o sistema onde alguns ruins podem ser punidos. Não é o sistema que garante o paraíso na Terra ,mas é o sistema que impede que o inferno se instale(…)”. Continua Karnal: “A democracia não é apenas o melhor sistema, mas é o único sistema que possibilita que alguma ética, alguma justiça, alguma igualdade social possa existir,mesmo com suas falhas estruturais(…)” (fonte: www.facebook.com/leandrokarnaladmiradores).

É com penar e pesar que, todos nós, cidadãos brasileiros, estamos acompanhando, não de forma passiva, o país sofrer com a corrupção, com a pusilanimidade institucional. Em tempos sombrios urge indagar aos brados: Democracia, quem sóis vós? Ela, certa e pronta responderá retumbante: Sou aquela que caminha convosco, pois assim me pensaram, assim me escolheram, desejaram-me após duras penas e grandes atrocidades. Hoje carrego nos braços cada um e todos, garantindo-lhes direitos e deveres.

Esse enlace se deu com muito esforço e encorajamento, pois “o surgimento da nova Constituição democrática foraresultado de um processo gradativo, fruto da insatisfação e pressão social generalizada, ansiosa por restaurar as despedaçadas instituições democráticas por meio da única via legítima, uma Assembleia Constituinte” (Paulo Bonavides, 2002).

O esfacelamento da Democracia é algo grave. Não se pode permitirque o Estado democrático de Direito seja aviltado, vilipendiado. A máxima do atual cenário politico é “Homo homini lupus”,o Homem é lobo do próprio homem (Thomas Hobbes, obra “O Leviatã”, 1651),sem se preocupar com o bem comum, esquecendo-se que “o poder emana do povo”?(Art. 1º,parágrafo único da CF,1988). Aos que caberiam governar o país, a estes interessa apenas quem tem a “mordida” mais forte? Cada cidadão refletirá e encontrar, senão a solução, a resposta, certamente. Do blog do Assis Ramalho

Artigo batista democracia fernando Nivaldo quem sois vós
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Justiça proíbe deputada de incentivar demissão de opositores

28/10/2026

Governo alerta sobre notícias falsas relacionadas a programas sociais

28/10/2026

Mega-Sena acumula novamente e prêmio vai a R$ 320 milhões

28/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

11/10/202620 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.