Notícias

Em Ouricuri, agricultoras formam Grupo de Mulheres para conquistar maior autonomia

Na comunidade Barragem dos Algodões em Ouricuri-PE, cerca de 20 agricultoras se juntaram e resolveram formar o Grupo de Mulheres da localidade. Com a iniciativa, elas pretendem debater assuntos de interesse coletivo a exemplo de políticas públicas para as mulheres; trazer melhorias para a comunidade e encontrar formas de garantir uma renda de modo que a cada dia conquistem mais autonomia e liberdade.
Neste sentido, na manhã desta segunda-feira, 28, o Grupo recém formado reuniu-se com representantes da Ong Caatinga e com a   agricultora Juvani Almeida Santos que faz parte do Grupo de Mulheres do Sitio Santa Maria. O encontro teve o objetivo de partilhar experiências e orientar o grupo a dar os primeiros passos.
A Coordenadora do Caatinga e membro do Fórum de Mulheres de Pernambuco, Irlânia Alencar, destacou a importância de ter um foco e aproveitar para encontrar saídas de forma coletiva. “A gente pode pensar em como juntas podemos ajudar umas às outras e como podemos lutar por nossos direitos. Além disso, é importante que sejam agendados momentos para debater assuntos importantes como acesso a água e combate à violência contra as mulheres”, salientou.
O Grupo de Mulheres tem um cunho libertador visto que é por meio deste espaço que muitas mulheres têm conseguido apoio para desabafar e conquistar sua autonomia. “No nosso caso teve mulheres que só viviam no fogão e depois que entraram no Grupo abriram os olhos e passaram a produzir no quintal para vender e não depender mais tanto do marido” exemplificou Juvani Almeida.
Ao final da reunião ficou agendada uma reunião para o próximo mês, na qual o Grupo fará um intercâmbio para conhecer de perto a experiência das mulheres do Sítio Santa Maria.
ASCOM CAATINGA
Quinta, 01 de outubro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Gostou do conteúdo? Compartilhe para que mais pessoas fiquem tão informadas quanto você.

Leia também: