Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Pernambuco é o sexto colocado no ranking de homicídios no Brasil
Notícias

Pernambuco é o sexto colocado no ranking de homicídios no Brasil

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues19/10/2015Atualizada:19/12/2015Nenhum comentário Leitura 3 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email
Nordeste é a região com maior número de assassinatos. Bahia e Ceará se destacam pelos altos índices, superiores ao de Países em guerra

A secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki, pretende reduzir 5% das taxas de homicídio até 2018 / Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
Pernambuco é o sexto colocado no ranking dos homicídios cometidos no Brasil, com 34,8 mortes para cada cem mil habitantes. Superiores aos índices observados no Congo (30,8 a cada cem mil), que sofre as consequências da guerra civil, e aos da Colômbia (33,4), que possui altos índices de mortes ligadas ao narcotráfico, estes números foram divulgados ontem pelo Ministério da Justiça, através da pesquisa “Diagnóstico dos Homicídios no Brasil”. Os dados também apontam que a região Nordeste lidera o número de assassinatos no País, com 33,76% dos casos registrados.
“Este documento será um ponto de partida para que políticas públicas possam ser elaboradas”, disse a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Miki. A ideia é subsidiar o Pacto pela Redução de Homicídios, buscando redução de 5% nas taxas até 2018, em 81 localidades consideradas prioritárias (80 municípios e parte do Distrito Federal).

De acordo com a pesquisa, Pernambuco está mal ou péssimo em quase todos os indicadores pesquisados, com exceção do item “presença do Estado”. Apesar de contactada pelo JC, a Secretaria de Defesa Social não se pronunciou sobre os dados divulgados. Para Regina Miki, a presença do Estado, nas diversas instâncias de atuação, é um elemento crucial para combater as vulnerabilidades sociais. Ela exemplificou que cada 1% de evasão escolar corresponde a 7% de probabilidade de que alguém seja vítima ou autor de homicídios. Por isso, o acesso à Educação, à Saúde e à Justiça são fundamentais para que o problema diminua.
Coordenador dos “Mapas da Violência”, que são realizados desde 1998 pela Faculdade Latino Americana de Ciências Sociais (Flacso) e serviram como base, juntamente com outros estudos, para o diagnóstico divulgado ontem, o pesquisador Julio Jacobo lamentou os resultados apresentados. “A proposta poderia ser eficiente, mas não é suficiente. Talvez tenha havido corte nos gastos”, afirmou. 
Diante dos 5.570 municípios brasileiros e da crescente tendência à “interiorização” da violência, a proposta de se “concentrar” nas capitais e outros poucos municípios é, para Jacobo, “apagar um incêndio com conta-gotas”. Além disso, ele apontou discrepâncias entre os números apresentados pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp) do Ministério da Justiça e pelo já tradicional Anuário Brasileiro de Segurança Pública. “Apesar de utilizarem as mesmas fontes, há estados em que a diferença entre os números de mortes é de quase o dobro”, pontuou Jacobo.
Agência Brasil
Domingo, 18 de outubro de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Gostou do conteúdo? Compartilhe.
Brasil colocado homicídios Pernambuco ranking sexto
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Mega-Sena acumula para R$ 82 milhões; confira os números sorteados

02/10/2026

PS 2027: Campus Ouricuri oferece 244 vagas em cursos técnicos gratuitos

02/10/2026

Lula troca debate da Globo por entrevista ao Flow nesta quinta-feira

02/10/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

Ouricuri recebeu mais de R$ 69 milhões do Fundeb em 2025; veja valores detalhados

27/02/202618 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.