Close Menu
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Matérias populares
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
  • Saúde
  • Brasil
  • Tecnologia
  • Economia
  • Esporte
  • Contato
Facebook Instagram X (Twitter) YouTube
Ouricuri em FocoOuricuri em Foco
Início » Pesquisa traça perfil das pessoas que foram aos protestos de sexta e domingo
Notícias

Pesquisa traça perfil das pessoas que foram aos protestos de sexta e domingo

Elismar RodriguesPor Elismar Rodrigues17/03/2015Atualizada:19/12/2015Nenhum comentário Leitura 2 min.
WhatsApp Facebook Twitter Email
WhatsApp Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email


A principal motivação das pessoas para participar do evento foi protestar contra a corrupção

Pesquisas realizadas pelo Datafolha durante a manifestação de domingo (15) na cidade de São Paulo construíram um perfil de quem deixou a casa para se juntar às 210 mil pessoas que lotaram a Avenida Paulista. O resultado das entrevistas mostrou que a principal motivação das pessoas para participar do evento foi protestar contra a corrupção. O pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff foi a segunda razão mais apontada, mencionada por 27% dos manifestantes. Protestar contra o Partido dos Trabalhadores (PT) e contra os políticos foram outros motivos mais citados, por 20% e 14% dos presentes, respectivamente.

Em relação às eleições de 2014, 82% dos presentes disseram ter votado em Aécio Neves no segundo turno. O partido do candidato, o PSDB, teve a simpatia de 37% dos presentes, que, em sua maioria, nunca tinha ido a um protesto na rua; 74% afirmaram participar pela primeira vez de uma manifestação.

Os dados foram cruzados com as informações cedidas pelos manifestantes presentes no ato liderado pela CUT, UNE e MST, realizado na sexta-feira (13). O público (de 41 mil pessoas), desta vez, era formado majoritariamente por eleitores de Dilma Rousseff (71%). Os motivos que levaram os manifestantes às ruas foram lugar contra perdas de direitos trabalhistas, pelo aumento salarial dos professores, pela reforma política e em defesa da Petrobras. Apenas 4% afirmaram estar defendendo a presidente.

A comparação entre o público presente nas duas manifestações mostrou uma diferença no perfil social, mas não muito gritante. No ato da sexta, 68% dos presentes tinham ensino superior, contra 76% da manifestação do domingo. A renda dos manifestantes de “direita” também era maior. No domingo, 41% declarou receber mais de 10 salários mínimos, ante 12% no protesto de “esquerda”.

A aprovação do governo Dilma foi a maior divergência entre os dois públicos. No domingo, 96% afirmou desaprovar a gestão da petista; na sexta, 26% concordou com a desaprovação.

A democracia foi um ponto em comum defendido pelos dois grupos. O Congresso Nacional também contou com opiniões semelhantes: na sexta, 61% consideraram a atividade do Legislativo ruim ou péssima. No domingo, 77% dos manifestantes concordaram com a afirmação.

Do JC Online

Segunda, 16 de março de 2015 – Postado por Elismar Rodrigues
Share. WhatsApp Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Email
Elismar Rodrigues
  • Website

Elismar Rodrigues é radialista e jornalista com atuação focada em informação local e cobertura de interesse público. Com experiência em comunicação e produção de conteúdo, contribui para o fortalecimento do jornalismo regional como editor chefe do portal Ouricuri em Foco. DRT 0004434/PE – Radialista | DRT-PE 0006914 – Jornalista

Posts relacionados

Com 700 vagas, governo de Pernambuco lança edital do concurso público da Polícia Penal

07/11/2026

Lula faz primeiros acenos concretos na direção de ajuste fiscal e alinha discurso com propostas de Durigan

07/11/2026

Prefeitos pernambucanos peregrinam em Brasília à procura de verbas para fortalecer 2028

07/11/2026
Deixe uma resposta Cancelar resposta

Publicidade
Anuncie Aqui!
Matérias populares

Confira os repasses e origem do FUNDEB para Ouricuri nos meses janeiro, fevereiro, março e abril de 2026 através do BB

21/04/202639 Visitas

Sertão do Araripe fora da Agenda de Lula

21/08/201733 Visitas

COFRES CHEIOS E SALAS EM CHAMAS: OURICURI RECEBE MILHÕES DO FUNDEB, MAS IGNORA REFORMAS CONTRA O CALOR

11/10/202620 Visitas
Categorias
Ouricuri em Foco
Facebook X (Twitter) Instagram YouTube WhatsApp
  • Brasil
  • Ouricuri
  • Pernambuco
  • Política
© 2014/2026 Ouricuri em Foco | Projetado por INDEXBrasil.

Digite acima e pressione Enter Para pesquisar. Pressione Esc cancelar.

Bloqueador de anúncios ativado!
Bloqueador de anúncios ativado!
Nosso site só existe graças à exibição de anúncios online para nossos visitantes. Por favor, nos apoie desativando seu bloqueador de anúncios.