Notícias

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA SANTA NA PARÓQUIA SANTA CRUZ DA VENERADA

DIA 29 DE MARÇO DE 2015 – DOMINGO DE RAMOS.
Jesus montado num jumento coberto de manto vai a Jerusalém, onde comemora a Páscoa. Pelo caminho o povo espalhava suas capas pelo chão para Jesus passar e o aclamavam com Ramos de Oliveira nas mãos. Ao começarem a descer do monte da oliveira uma grande multidão de discípulos exultavam de alegria. Agradeciam a Deus em voz alta, pelos milagres que viram Jesus fazer e exclamavam seguidamente “Bendito o Rei que vem em nome do Senhor paz no céu e glória a Deus”.
07:30: hs.- da manhã concentração dos fiéis e início com as bênçãos dos Ramos na Entrada da no Povoado do Serrote logo em seguida procissão para Igreja São José.

09:30: Hs – da Manhã. – Concentração dos fiéis e início com as bênçãos dos Ramos na entrada da Vila Varzinha e procissão para a Igreja de São Gonçalo e Missa.
15:00 – Concentração dos fiéis e início com as bênçãos dos Ramos na entrada do Povoado Poço Dantas e procissão para a Igreja de Nossa Senhora da Conceição e Missa.
19:00:Hs. – Concentração dos fiéis e início com as bênçãos dos Ramos na Frente do Posto de Saúde da Bolandeira e procissão para o Santuário da Venerada e Missa. Transmitida pela Rádio Cultura Nova Tempo FM.
DIA 30 DE MARÇO DE 2015. SEGUNDA – FEIRA SANTA.
09:00: às 12:00 Hs: – Da Manhã Confissão Individual no Santuário da Venerada da Santa Cruz.
16:30: Hs. – Concentração no Santuário da Venerada em seguida caminhada para a Serra de Frei Damião meditando a Via –Sacra, ABC das Almas e Lá Celebração Penitencial e (levar lanche e água para partilhar). (equipe colocar cadeiras). 
DIA 31 DE MARÇO DE 2015 – TERÇA – FEIRA SANTA.
15 30: Hs. Confissão Individual e Missa na Comunidade da Cacimba das Garças;
19:00 Hs Procissão do Encontro – Concentração dos Homens: Na Praça Aureliano (em frente a Zoom). Cada um levar sua vela com proteção vestido de branco ou Vermelho; Concentração das Mulheres: Ao lado do Hospital João Rodrigues (Mulheres com véu na Cabeça e Velas). Encerramento com momento Penitencial – Presidida pelo Padre José Porfírio Ribeiro.
DIA 1º DE ABRIL DE 2015 – QUARTA-FEIRA SANTA (TREVA). 
10:00: Hs. Confissão Individual e Missa na Comunidade Rainha dos Anjos – Baixio 
16:00: Hs. Confissão Individual e Missa na Comunidade São Francisco na Várzea das Lajes.
19:00: – Hs Confissão Individual e Missa na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus Caboclo
19:00 – Hs Celebração das Trevas no Santuário da Venerada Santa Cruz-PE
DIA 02 DE ABRIL DE 2015 – QUINTA-FEIRA SANTA.DIA DA EUCARISTIA E ADORAÇÃO.
Jesus antes de entregar sua vida por amor a nós quis celebrar com seus amigos, os Apóstolos, a última Ceia, na Quinta-Feira Santa. Durante esta ceia Ele, Lavou os Pés dos discípulos ensinando a servir, Instituiu a Eucaristia, seu maior sacrifício e Instituiu o Sacerdócio Ministerial.
10:00: Hs. Missa da Ceia Eucarística na Comunidade de Nossa Senhora Conceição Poço Dantas.
16:00: Hs. Missa da Ceia e Lava-Pés – Comunidade de São Gonçalo Varzinha 
19:30: Hs. Celebração da Missa da Ceia do Senhor com o Lava-Pés no Santuário da Venerada Santa Cruz. Em seguida transladação do Santíssimo Sacramento para o Salão da Casa do Romeiro e Vigília. Transmitida pela Rádio Cultura Novo Tempo. FM de Santa Cruz – PE.
DIA 03 DE ABRIL DE 2015 – SEXTA-FEIRA SANTA (PAIXÃO).
A Paixão e Morte de Jesus Cristo e a conseqüência de toda sua vida dedicada aos outros: “Não há maior prova de amor que dar a vida pelos amigos!” (Jo 15,13). Jesus o Filho de Deus feito gente, assume sobre seus ombros toda injustiça, todo mal, todo pecado da humanidade e oferece sua vida, como cordeiro pascal, pela libertação e pela vida da humanidade. Ele viveu e morreu pela nossa Salvação. É tempo de abstinência.
09:00: Hs. Via – Sacra no Santuário da Venerada Santa Cruz Transmitida pela Rádio Cultura FM Novo Tempo de Santa Cruz –PE. Com o Padre José Porfírio e Grupos e Pastorais.
19:00: Hs. – Celebração da Paixão e Morte de Nosso Senhor Jesus Cristo no Santuário da Venerada em seguida Procissão do Senhor Morto, com reflexão das 7 (sete) Palavras de Jeus na Cruz.
DIA 04 DE ABRIL DE 2015- SÁBADO DE ALELUIA. (SANTO).
É o silêncio de Deus que se faz sentir e nos prepara para a grande solenidade da Vigília Pascal e, sobretudo para a Manhã da Ressurreição. Nesta celebração, o altar é caracterizado com seus objetos e adornos novamente, que são trazidos em procissão pelo Povo. É Nesta missa, também, que é aceso o Círio Pascal, aquela grande vela que simboliza a presença da luz de Cristo Ressuscitado junto a nós. A partir da chama do Círio Pascal, os paroquianos vão acendendo as suas velas, e em poucos minutos todo percurso e a Igreja está iluminada somente pelas velas, sem qualquer iluminação artificial! Daí chamamos esta celebração de Missa da Luz. Participamos destes momentos marcantes desta celebração.
22:00: Hs. Missa da Vigília Pascal – Concentração com Bênção do Fogo novo em Frente a Prefeitura no início da Praça em seguida procissão da Luz para Santuário da Venerada com Três paradas em silêncio, chegando Canto da proclamação da Páscoa, ( cada pessoa leva velas com proteção para todo percurso da procissão até o Santuário da Venerada Santa Cruz) Logo após a liturgia da Palavra e bênção da água e com renovação das promessas batismais Missa da Vigília Pascal. 
DIA 05 DE ABRIL DE 2015 – DOMINGO DA RESSURREIÇÃO.
Páscoa significa passagem. A Páscoa de Cristo é sua passagem da morte na cruz para a ressurreição. É sua vitória plena e definitiva sobre a morte e todos os males. Desta forma, a Ressurreição de Jesus mudou totalmente a história da humanidade e de cada ser humano.
10:00: – Hs. Missa da Ressurreição na Comunidade do Sagrado Coração de Jesus- Aboboeira
16:00: – Hs. Missa da Ressurreição na Comunidade Santa Terezinha – Nova Olinda.
19:30: – Hs. Missa da Ressurreição no Santuário da Venerada Santa Cruz – PE.
DIA 12 DE ABRIL DE 2015 – SEMANA EUCARÍSTICA NAS COMUNIDADES DA PARÓQUIA.
19:30 Abertura da Semana Eucarística com a Missa no Santuário da Venerada Santa Cruz-PE.
DIA 17 DE ABRIL DE 2015 – SEXTA-FEIRA.
19:00 Hs – Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissão para meninos e meninas da 1ª Eucaristia e da Crisma do Setor – Na Comunidade Santa Terezinha -Nova Olinda ( das 19 até as 23:30 Hs) 
DIA 21 DE ABRIL DE 2015 – TERÇA-FEIRA.
19:00 Hs – Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissão para meninos e meninas da 1ª Eucaristia e da Crisma do Setor – Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição – Poças Dantas ( das 19 até as 23:30 Hs) 
DIA 22 DE ABRIL DE 2015 – TERÇA-FEIRA.
19:00 Hs – Vigília com Adoração ao Santíssimo Sacramento e Confissão para meninos e meninas da 1ª Eucaristia e da Crisma do Setor – Na Comunidade São José – Serrote ( das 19:00 até as 23:30 Hs)
DIA 23 DE ABRIL 2015. 
Início das Festividades da Venerada Santa Cruz de 2015 e Comemoração do Jubileu de 90 Anos da Paróquia da Santa Cruz – PE, 1ª Eucaristia e Crisma; Outra Programação Será elaborada e enviada a cada comunidade e pessoas depois.) 
Feliz Páscoa para todos e um bom trabalho!
Santa Cruz da Venerada-PE. 20 de Março de 2015. 
Pe. José Porfírio Ribeiro
Vigário Administrador e reitor do Santuário.
Blog do Santuário da Venerada 
Sexta, 20 de março de 2015 – Postado por Elismar Rodrigue

Leia também: